Escolha uma Página

Na hora de escolher equipamentos para oficina é muito comum que surja uma dúvida: comprar?

Seja para renovar seus equipamentos ou para montar um novo auto center, escolher com cuidado os modelos e marcas pode garantir menos dores de cabeça no futuro e mais qualidade de atendimento aos clientes.

Pensando nisso, no post de hoje vamos te ajudar a eliminar de uma vez por todas essa dúvida, fazendo um comparativo entre os equipamentos fabricados em terras brasileiras e os estrangeiros. Acompanhe conosco e descubra!

Preço e qualidade dos equipamentos para oficina

O brasileiro possui uma crença de que produtos importados, sejam eles eletrodomésticos, carros ou smartphones, são mais caros e melhores do que os fabricados por aqui.

Realmente, é possível encontrar em cada nicho de mercado produtos estrangeiros que, se comparados com seus similares nacionais, apresentam algumas vantagens. Contudo, essa não é uma verdade universal e cada caso deve ser avaliado separadamente.

No caso dos equipamentos para oficina, é possível encontrar máquinas nacionais com qualidade equivalente (se não mais) do que as marcas de origem norte-americana ou européia.

Quanto ao valor, mesmo com em um cenário econômico atual, os produtos importados tendem a possuir um valor elevado aos nacionais. Isso se deve à incidência de impostos sobre produtos importados como medida protetora da indústria nacional.

Tempo de entrega depois da compra

Outro fator que deve ser considerado é o tempo de entrega do equipamento. Equipamentos nacionais podem ser entregues na sua oficina em um período de 2 a 3 semanas após a finalização da compra. Por outro lado, os equipamentos importados chegam a demorar de 2 a 3 meses para que cheguem até você.

A escolha aqui, então, vai depender da urgência com que você precisa dos novos equipamentos. No caso de quem precisa trocar uma máquina antiga que está apresentando defeito, por exemplo, um tempo de espera alto não é a melhor a opção. Quanto mais demorar para chegar, menos satisfação você terá dos seus clientes atendendo com um equipamento que não está 100%.

Formas de pagamento e financiamentos

Trocar os equipamentos da sua oficina pode ser um investimento alto, mesmo que depois te traga bons frutos. Enquanto que os equipamentos importados apresentam pouca flexibilidade no pagamento, os nacionais já te dão uma gama maior de opções.

Para as máquinas nacionais, é possível contar com o financiamento do BNDES específico para equipamentos, o FINAME. O prazo para pagamento pode chegar a até 120 meses e o valor total financiado pode ser de 85% do preço do equipamento. Ou seja, as facilidade para comprar um equipamento nacional são bem maiores.

Assistência técnica e peças de reposição

Por último, mesmo escolhendo uma ótima marca e o melhor modelo, é preciso pensar no caso de eventuais manutenções ou na necessidade de peças de reposição. Afinal, todos estamos sujeitos a imprevistos e, caso aconteça algum com sua máquina, você não vai querer ter que ficar esperando meses com ela parada.

Quem compra equipamentos importados pode ficar preso a somente uma assistência técnica autorizada, o que pode prolongar muito o tempo de manutenção. Já os equipamentos nacionais, por serem fabricados no seu quintal, não possuem esse problema. Você terá uma variedade de opções na hora de realizar algum reparo, além de ter a garantia de receber peças de reposição muito mais rápido quando precisar.

Com tudo isso, optar por equipamentos para oficina nacionais é a melhor opção para quem quer garantir que seu investimento possui a melhor relação entre custo e benefício.

E se você ainda dúvida, preencha nosso formulário de contato que um dos nossos vendedores entrará em contato para mostrar como os equipamentos Engecass são uma ótima opção para o seu auto center!