Escolha uma Página

Quem trabalha no ramo automotivo sabe o quanto a concorrência é acirrada, não é verdade? Por isso, fazer um plano de crescimento para sua oficina mecânica é importante, pois ele manterá a sustentabilidade e o potencial competitivo do seu negócio a médio e longo prazos. Caso contrário, uma oficina estagnada pode ser prejudicada pela concorrência, ter perdas financeiras, de clientes e até de colaboradores.

Entretanto, para que você não corra o risco de desenvolver um plano ruim, preparamos este post. Aqui você vai aprender como montar esse plano de crescimento e garantir que a expansão do seu negócio seja um verdadeiro sucesso. Ficou interessado no assunto? Preste atenção em nosso artigo!

Estude o mercado de atuação

Não dá para criar um plano de crescimento para sua oficina mecânica se você não conhece o mercado em que atua. Você precisa saber quem são seus concorrentes, como está o desempenho deles, quais as inovações que eles implantaram em seus negócios, quais as que foram positivas e onde cada concorrente carece de aprimoramento.

Ter conhecimento de todas essas informações permitirá que você trace um plano de crescimento que faça sua oficina mecânica se destacar da concorrência. Dessa forma, você poderá oferecer os melhores serviços, praticar preços competitivos e o que é melhor, atrair novos clientes.

E como saber disso tudo? Faça uma pesquisa online dos seus concorrentes, visite o site e as redes sociais das oficinas mais próximas à sua. Veja os serviços que eles oferecem, como estão estruturados, a média de preço que praticam. Se você tiver tempo, faça uma visita nessas oficinas e preste atenção na estrutura do local, nos equipamentos utilizados e como os clientes são atendidos.

Prepare sua oficina para o plano de crescimento

Observe se há necessidade de fazer reformas ou ampliações na sua oficina mecânica. Veja também se você vai precisar de mais funcionários, quais treinamentos terá que oferecer à sua equipe e, como a expansão do seu negócio será divulgada. Não se desespere em resolver essas questões todas de uma vez. Faça devagar e com cuidado para não esquecer de nada que seja importante para a expansão do seu negócio.

Tenha metas e objetivos

Para montar um plano de crescimento eficaz você precisa ter metas e objetivos realistas. Não adianta nada traçar metas que você não conseguirá alcançar. Esse é um erro muito comum entre os gestores. Entretanto, para definir essas metas crie um sistema e monitore-as. Adquira um software de gerenciamento e faça seu negócio crescer.

Crie um plano de ação

É necessário você ter um plano de ação. Capacite sua equipe de mecânicos e invista em equipamentos que vão agilizar ainda mais seu serviço. Divulgue seu trabalho. Com todo esse direcionamento sobre o que deve fazer, você conseguirá definir com clareza qual o caminho a seguir para sanar seus problemas e crescer.

Planeje a expansão do seu estoque

O estoque é um item que precisa ser lembrado no plano de crescimento da sua oficina mecânica. Você precisa levar em consideração o que deseja alcançar e assim organizar os itens do seu estoque para que tenha o crescimento planejado. No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso de estoque, pois isso significa desperdício de dinheiro e também com a falta de produtos, pois seu cliente não pode se sentir frustrado por não encontrar o que deseja.

Entretanto, para não ter problemas com seu estoque você precisa ter uma previsão da demanda após seu plano de crescimento ter sido colocado em prática. Dessa forma você terá uma noção exata de quanto precisa para comprar cada item que precisa. Uma dica para planejar essa expansão é contar com softwares de controle. Eles são ferramentas simples de serem utilizadas, eficazes e que promovem a agilidade dos processos de controle.

Invista em tecnologia

Você deve investir em soluções tecnológicas que ajudarão no desenvolvimento do seu negócio. Para isso, analise as necessidades e as demandas da sua oficina mecânica e veja o capital disponível que você tem para investir. Por mais que você tenha que comprar novos equipamentos e adquirir novas tecnologias para sua oficina mecânica, preste atenção para não dar um passo maior que as pernas.

Por isso, tenha cautela, faça tudo com os pés no chão, compare preços, invista em ferramentas que se adéquam ao tamanho do seu negócio e prefira adquirir seus equipamentos automotivos de empresas especializadas no assunto, que darão assistência e garantia. Além disso, escolha os equipamentos de quem possa facilitar a forma de pagamento para que você não entre em nenhuma dívida.

Agora que você já sabe como montar um plano de crescimento para sua oficina mecânica, poderá colocar todas as nossas dicas em prática, não é verdade? Tenha certeza aonde você quer chegar e desenvolva o trabalho com todo cuidado, pois ele dará certo!

Quer ler mais conteúdos que vão ajudá-lo a administrar seu negócio? Acesse nosso próximo post e conheça algumas dicas para não errar na gestão da sua oficina mecânica!