Rodas-de-carro-como-cuidar

Rodas de carro: 7 dicas de como cuidar!

É fato que todo brasileiro é apaixonado por carros, não é verdade? Isso faz com que os motoristas cuidem dos seus veículos com muito zelo, inclusive trocando as peças originais por opções com mais estilo. Entre essas peças, as rodas de carro são as que mais chamam a atenção e por isso requerem muitos cuidados para estarem sempre novas e limpas.

No entanto, você que é mecânico, proprietário de auto center ou loja de automóveis sabe realmente como ensinar seu cliente a cuidar das rodas de carro? Neste post, você vai aprender algumas dicas simples de como cuidar das rodas. Quer ficar por dentro do assunto? Então, acompanhe a leitura!

1. Limpe as rodas sempre que puder

As rodas de carro acumulam muita sujeira. Isso acontece por causa dos trajetos que o automóvel precisa fazer no dia a dia. No entanto, para mantê-las sempre limpas e com a aparência de novas, você deve orientar seu cliente a fazer a limpeza toda semana ou após ele rodar por locais com muita poeira ou lama.

2. Utilize produtos adequados para rodas de carro

Outra dica interessante para seu cliente é você orientá-lo para utilizar os produtos adequados na hora de limpar os pneus. Para as rodas de carro se conservarem sempre bonitas, utiliza os produtos automotivos à base de glicerina. Eles são os mais indicados para os pneus.  Importante: nunca utilize derivados de petróleo como querosene ou outro produto que tenha borracha em sua composição.

Ao invés disso, passe ceras protetoras que também servem para serem utilizadas nos raios das rodas. Essas ceras protegem contra os arranhões e riscos, e ainda, mantém o brilho do aço por mais tempo.

3. Mantenha os pneus calibrados

Muitos motoristas se esquecem de cuidar da calibragem dos pneus. Por isso, você como profissional automotivo deve orientá-lo a calibrar os pneus com frequência. Os pneus murchos são verdadeiras armadilhas, pois estragam as rodas do carro. Ao passar por um buraco, por exemplo, eles podem rasgar ou furar. Também há uma grande chance de ocorrerem pequenas deformações no aro da roda.

Portanto, manter os pneus com a calibragem correta ajuda a manter a roda do automóvel em dia. No entanto, não passe da pressão recomendada no manual do carro, pois isso pode acarretar problemas de dirigibilidade do veículo.

4. Limpe as porcas das rodas automotivas

Quando for orientar seu cliente a cuidar das rodas de carro, peça para que ele limpe as porcas das rodas automotivas. Para fazer a limpeza, utilize algum tipo de utensílio como um pincel ou uma escova de dentes velha. As cerdas da escova vão alcançar os acúmulos de poeira e fazer com que as rodas chamem ainda mais atenção de quem admira um belo automóvel.

5. Estacione com cuidado

Algumas dicas de direção também são importantes para as rodas de carro. Uma das mais importantes é em relação a hora de estacionar. Você já reparou que muitas pessoas estacionam os carros bem próximas ao meio-fio? Isso é um perigo, pois pode causar arranhões ou até mesmo cortes nos pneus dos automóveis.

Lembre-se de dizer ao seu cliente que uma baliza perfeita é aquela em que o carro fica um pouco longe do meio-fio e não milímetros da calçada. Por isso, vale a pena lembrar que no caso da vaga muito apertada (ou quando algum motorista resolve colar o carro no automóvel do seu cliente), quanto mais longe o cliente estiver da calçada, mais fácil será para sair com o automóvel.

6. Observe os buracos

Outra dica valiosa é não passar em buracos. Evite-os o máximo que puder. Caso não consiga desviar, reduza a velocidade e passe com mais tranquilidade no local. É melhor perder um tempinho do que danificar as rodas do automóvel e ter outros prejuízos, não é mesmo?

7. Faça a manutenção regularmente

A última dica é para você “vender seu peixe”. Diga ao cliente que ele deve fazer a manutenção do veículo regularmente. Lembre-se que a cambagem e o balanceamento das rodas também são importantes para manter a integridade dos equipamentos e a segurança do veículo. Esses alertas farão com que as rodas do automóvel fiquem cada dia mais bonitas.

Viu como é fácil cuidar das rodas de carro? Agora que você já sabe, poderá orientar ainda mais seus consumidores, não é mesmo? Ah, também não se esqueça de oferecer o serviço de manutenção preventiva, como alinhamento, balanceamento e cambagem!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e veja a importância de manter o balanceamento de rodas em dia!