Escolha uma Página

Com o crescimento exponencial da população das cidades e aumento significativo da quantidade de veículos nas ruas brasileiras, prédios (comerciais e residenciais) têm buscado alternativas para aumentar o número de vagas de garagem sem precisar comprar um novo imóvel ou fazer reformas extremamente caras.

E qual foi a melhor solução encontrada até hoje? Os duplicadores de vagas.

O que são os duplicadores de vagas

Os duplicadores de vagas são equipamentos automotivos que permitem a elevação de um veículo sobre o outro de forma segura, ágil e econômica.

Acredita-se que a ideia tenha surgido na Europa, quando prédios comerciais e residenciais atingiram seus limites máximos de vagas de garagem. Ela é baseada nos elevadores automotivos, comumente utilizados em oficinas mecânicas para inspeção na parte inferior dos veículos.

Benefícios dos duplicadores de vagas

Além do benefício mais óbvio que os duplicadores de vagas podem proporcionar a uma garagem, que é praticamente dobrar a sua quantidade de vagas, existem algumas outras vantagens pelas quais esses equipamentos estão se tornando cada vez mais populares no Brasil.

São elas:

Segurança: Para garantir a segurança máxima dos veículos e pessoas, os duplicadores de vagas modernos possuem duas porcas de segurança que impedem a elevação do veículo em caso de desgastes nas porcas de trabalho e chave exclusiva para acionamento do painel elétrico.

Flexibilidade: Atualmente existe uma grande variedade de equipamentos e peças que tornam a instalação e operação dos duplicadores de vagas totalmente personalizada. Ou seja, o projeto é flexível para diferentes tipos de espaços.

Custo-benefício: Os preços dos duplicadores de vagas podem variar muito de acordo com suas especificações técnicas e o valor pode assustar à primeira vista, mas levando em consideração que o duplicador de vagas dobra a capacidade de uma garagem e toda a manutenção é feita pelo próprio fabricante, é fácil concluir que o investimento é rapidamente recuperado pelo empreendimento.

Cuidados ao comprar um duplicador de vagas

Apesar da flexibilidade e facilidade de instalação em edifícios, existem três cuidados básicos – mas fundamentais – que qualquer pessoa precisa ter antes de comprar um duplicador de vagas.

Altura do Pé Direito: Como o funcionamento dos duplicadores de vagas consiste na elevação de um carro sobre o outro, obviamente a primeira característica que precisa ser observada na garagem é a altura do seu pé direito. Como a altura de elevação do equipamento pode variar de acordo com o fabricante e marca, o mais recomendado é consultar o fabricante e solicitar os dimensionamentos dos duplicadores de vagas.

Estrutura do edifício: Toda garagem – principalmente aquelas que estão elevadas acima do nível do piso – são projetadas para suportar um peso específico e, por isso, é indispensável consultar o engenheiro da obra antes de comprar o equipamento. Afinal, além do peso do próprio equipamento, duplicadores de vagas permitem a adição de mais peso sobre uma estrutura.

Legislação: A quantidade de vagas permitida em uma determinada garagem é regulamentada pela regulação de obras de cada município. Se foi especificado que a garagem de um edifício pode conter 10 vagas, por exemplo, os duplicadores de vagas podem dobrar essas vagas para 20. Contudo o número de vagas ainda será considerado 10 do ponto de vista regulatório.

Assistência Técnica e Garantia: Duplicadores de vagas são equipamentos automotivos e, como qualquer outro tipo de dispositivo eletromecânico, estão sujeitos à falha técnica e desgaste de uso. Por isso, é fundamental que o fabricante seja escolhido “a dedo” pelo gestor ou proprietário do edifício. Qual o tempo de garantia do equipamento? Como e quando serão feitas as manutenções e reparos? O que abrange a Assistência Técnica? Todas essas perguntas devem ser respondidas pelo fabricante, uma vez que uma assistência técnica precária pode trazer muito mais prejuízo do que benefício para o prédio residencial ou comercial.

Duplicador de Vagas de 2 Colunas (DV2000) da Engecass

A Engecass é uma das maiores fabricantes e distribuidoras de duplicadores de vagas do Brasil e, presente há mais de duas décadas no mercado nacional, é referência em qualidade dos equipamentos e Assistência Técnica diferenciada.

Veja as especificações técnicas do Duplicador de Vagas de 2 Colunas oferecido pela Engecass:

duplicadores de vagas da Engecass

Além de todos os benefícios levantados neste texto, os duplicadores de vagas da Engecass também são acompanhados por um ano de garantia, assistência técnica abrangente e elaboração de projeto totalmente personalizado para cada tipo de espaço.

Para saber mais, converse agora mesmo com um de nossos consultores em duplicadores de vagas.