Escolha uma Página

Investir em mídias sociais é o segredo para que sua oficina mecânica se destaque no mercado. No ramo de automóveis, que é tão competitivo, quem não tem presença online está sujeito ao fracasso. Isso porque, atualmente, as pessoas utilizam a internet não só para se divertir, mas para adquirir produtos e serviços.

No entanto, não basta ter uma página qualquer no Facebook, por exemplo. As pessoas acessam esses perfis sociais com o interesse de obterem mais informações sobre a sua empresa. Por isso, vários empreendedores já observaram que as mídias sociais para a oficina mecânica é uma excelente estratégia para divulgar seu trabalho. É que elas causam uma boa impressão sobre a marca e ajudam a conquistar novos clientes.

Entretanto, como utilizar as mídias sociais da sua oficina mecânica de forma mais coerente? Neste post, vamos ensiná-lo a ter sucesso nas mídias sociais. Quer aprender tudo com a gente? Então, confira as nossas dicas!

Crie uma página para o seu negócio

Um dos primeiros erros que o empreendedor comete ao usar a rede social é criar um perfil pessoal e não uma página para a oficina mecânica. Além de criar uma página profissional, é necessário preencher todas as informações do negócio.

Portanto, coloque o nome da empresa, endereço, telefone para contato, site (se tiver) e e-mail. Também não se esqueça de escolher fotos de boa qualidade. Além disso, faça uma breve descrição sobre os serviços que você oferece.

Dessa maneira, as pessoas que pretendem entrar em contato com sua oficina mecânica terão várias opções. Ao preencher sua página da maneira correta, sua empresa terá muita chance de atrair novos clientes.

Defina seu público-alvo

É importante identificar o público-alvo para fazer sucesso nas redes sociais. Por isso, entenda quais são as principais características dos seus reais consumidores, para poder se comunicar com cada um deles. Ou seja, pense em quem é seu cliente ideal para depois atraí-lo para as redes sociais da sua oficina mecânica.

Você já deve imaginar que quando uma marca se comunica com a pessoa certa, a chance de ela se interessar pelo produto ou serviço é maior. Portanto, não seja a empresa que atira para todos os lados. Pense em despertar o interesse de quem realmente tem potencial para se tornar seu cliente.

Publique conteúdo de valor

Não use as redes sociais somente para postar fotos dos seus produtos ou falar dos serviços. Lembre-se que os usuários utilizam esses canais para se relacionarem. Pensando nisso, comece a produzir um conteúdo que seja 80% voltado para dicas e frases inspiradoras e 20% com postagens de serviços oferecidos pela sua oficina mecânica.

Aqui vale até perguntar aos clientes da oficina quais os tipos de conteúdo que eles mais se interessam e quais os formatos que mais agradam como vídeos, fotos, etc. Portanto, se inspire na criação das suas publicações e mãos à obra!

Defina um período para sua publicação

Além de ter conteúdo de qualidade, para ter sucesso nas redes sociais, você precisa ter recorrência nas publicações. Por isso, publique com frequência, mantenha sua audiência ativa e conquiste mais visibilidade. Se para você o ideal é postar duas vezes na semana, nada contra. Pois é melhor do que querer postar mais dias e não fazer, pois isso afasta a sua audiência. Portanto, preste atenção nesse detalhe!

Envolva seu público

As mídias sociais vieram para humanizar a relação entre as marcas e os consumidores. Nesses canais, as pessoas têm voz ativa e gostam de se interagir. Por isso, inclua perguntas em suas publicações e incentive a interação do público. Quanto maior o engajamento das pessoas, mais bem posicionada a sua página ficará.

Um exemplo disso é o Facebook. Ele possui um algoritmo que limita a visualização dos posts de algumas empresas. Entretanto, para driblar essa situação, publique conteúdo de valor e, sobretudo, gere engajamento.

Trabalhe bem as mídias sociais da sua oficina mecânica

Facebook

Para o Facebook, tente postar diariamente. Você pode até fazer algumas postagens durante o dia. Mostre às pessoas que sua marca é ativa e que elas poderão lhe encontrar sempre que for necessário. No Facebook, faça postagens de conteúdos que despertam a atenção das pessoas a ponto delas comentarem, isso aumentará o alcance das postagens.

Twitter

No Twitter, publique conteúdos informativos. Não ultrapasse ao limite de 140 caracteres para cada postagem. Seja breve em suas mensagens. Se quiser aproveitar o espaço para publicar mais coisas, use imagens para acompanhar cada post.

Ainda no Twitter, não esqueça das hashtags (#). Utilize pelo menos uma em cada publicação. Você pode utilizar assim: #oficinadoluiz ou #manutençãofocus. Essas hashtags ajudam a canalizar seu conteúdo quando outros usuários estiverem fazendo suas pesquisas no Twitter por temas relacionados.

Instagram 

Outra mídia social interessante de ser utilizada é o Instagram. Essa rede é estruturada apenas para fotos, imagens e vídeos curtos de até 15 segundos. Você pode achar que só quem se dá bem com essa plataforma é quem comercializa produtos bonitos. No entanto, sua oficina mecânica pode tirar proveito disso. Quer saber como? A gente explica:

Poste fotos da sua rotina de trabalho, da manutenção de carros e motos, de clientes satisfeitos indo buscar seus veículos, enfim, coisas que representam o profissionalismo da sua empresa.

YouTube

E a última rede social que vale a pena você investir é o YouTube. A plataforma serve para divulgar vídeos mais longos. Para se dar bem com essa mídia social, produza conteúdos educativos como dicas de cuidado com o veículo e dicas de manutenção.

Agora que você aprendeu como utilizar as mídias sociais da sua oficina mecânica de forma coerente, que tal começar a trabalhar nelas agora mesmo? Capriche nas imagens e nas postagens educativas. Faça vídeos e conquiste cada vez mais clientes!

E aí, gostou do nosso artigo? Quer continuar bem informado? Acesse o nosso próximo post e conheça as razões para utilizar o marketing digital nas oficinas mecânicas!