Escolha uma Página

Você que trabalha em oficina mecânica já sabe o quanto é importante manter uma boa gestão de estoque, não é verdade? No entanto, é preciso entender como fazer essa gestão de maneira eficiente. Por isso, saber administrar bem essa parte da oficina impacta na lucratividade e perenidade do negócio.

Portanto, para que você saiba como fazer a gestão de estoque da sua oficina mecânica, preparamos este post. Nele vamos ensinar boas práticas para você aplicá-las em seu dia a dia. Afinal, você não quer deixar seu cliente na mão por falta de peças, não é verdade? Também não deseja ter problemas com extravio de materiais e recompra de materiais duplicados, não é mesmo?

Então, se você ficou interessado em saber como gerir o estoque da sua oficina, preste atenção em nosso post para depois aplicar essas boas práticas que vamos ensinar!

Como  começar a gestão de estoque na oficina mecânica?

Em primeiro lugar, para fazer uma boa gestão de estoque na oficina mecânica, você deve se certificar de que as peças com maior saída estão sempre disponíveis. A ausência dessas peças pode deixar seu cliente descontente ou você perder a venda de um serviço. Portanto, fique atento a esse detalhe!

Qual é a importância de saber gerir o estoque?

A gestão de estoque é importante para você garantir um serviço de qualidade ao cliente. Afinal, será ruim para a oficina mecânica não conseguir atender um consumidor porque faltou uma simples peça. E se você trabalha com venda de peças para automóveis também deve ficar atento. Muitas vezes, empreendedores perdem bons clientes pelo simples fato de não ter algo que eles procuram. Então, controle seu estoque e lucre com a oficina mecânica!

Que boas práticas podem ser aplicadas na gestão de estoque?

Identificar o fluxo de entrada e saída de produtos

O estoque tem a função de armazenar os produtos para você poder utilizá-los nos serviços prestados. Dessa maneira, é possível identificar as peças com maior saída e que devem ser estocadas em maior quantidade. Para saber quais as peças que saem mais, observe a demanda da oficina mecânica e os serviços que são oferecidos. Dessa maneira, você saberá os itens que não podem faltar em seu estoque e quais valem a pena serem armazenados.

Automatizar o estoque da oficina mecânica

A falta de controle dos itens armazenados é um grande problema que envolve a gestão de estoque. No entanto, as chances disso acontecer aumentam se você faz o controle manualmente. Mas tem solução para isso. Basta ter um programa automatizado de gestão de estoque.

Essa ferramenta controla a quantidade peças que você tem e informa quais as que precisam ser repostas. Além disso, dá para cadastrar fornecedores e elaborar relatórios operacionais. Com todas essas informações organizadas, a gestão de estoque será uma tarefa simples no dia a dia da oficina mecânica.

Ter um bom relacionamento com os fornecedores

Outra boa prática para você aplicar na oficina mecânica é ter um bom relacionamento com os fornecedores. Você não pode esquecer que os fornecedores são as pessoas que abastecem a oficina. Por isso, garanta a qualidade e a pontualidade na reposição das peças.

Isso é fundamental para que você tenha um bom relacionamento com esses parceiros comerciais. Com essa relação você não corre riscos de ter que lidar com o desabastecimento no estoque e utilizar peças de má qualidade, o que interfere de maneira significativa na reputação da oficina mecânica.

Treinar a equipe para a gestão de estoque

Você sabe que em uma oficina mecânica dificilmente uma única pessoa será a responsável pelas movimentações no estoque, certo? Por isso, todos os profissionais que trabalham com o estoque devem participar de treinamentos para poder entender os processos de gestão. Portanto, treine sua equipe e esteja preparado para resolver qualquer tipo de problema!

Você também pode promover reuniões, afixar as regras de utilização do estoque em locais visíveis e comunicar caso alguma diretriz seja alterada. Dessa maneira, você garante que todos os procedimentos sejam seguidos e mantém o estoque da sua oficina sob controle.

Viu como é importante fazer a gestão de estoque na oficina mecânica? Agora que você conhece essas boas práticas, poderá administrar com mais tranquilidade o seu negócio, não é verdade? Pense nisso e coloque nossas dicas em prática!

Quer ler mais sobre como administrar uma oficina automotiva? Acesse o nosso próximo post e aprenda 10 dicas para melhorar a gestão da oficina mecânica!