Escolha uma Página

Você que é mecânico ou possui um auto center já sabe o quanto o mercado automotivo é competitivo, não é verdade? E para se destacar da concorrência é necessário ter um diferencial, como uma máquina de alinhamento. Mas, você realmente sabe por que esse equipamento é tão importante para o seu negócio?

Neste post, você vai entender porque sua empresa deve ter uma máquina de alinhamento. Aqui também vamos explicar qual é a importância do alinhamento, quais os tipos e também quais os melhores modelos de máquinas que existem no mercado.

Ficou interessado em aprender tudo com a gente? Então, acompanhe com muita atenção o nosso post!

Qual é a importância do alinhamento?

O alinhamento de rodas e direção é um serviço que deve ser feito com certa frequência. É com essa manutenção que você identifica a necessidade ou não de realizar ajustes no posicionamento das rodas em relação ao eixo e na suspensão do automóvel.

Normalmente, quando o cliente busca uma oficina mecânica ou auto center procurando pelo serviço é porque já observou certa dificuldade do automóvel em permanecer em linha reta. No entanto, um alinhamento de direção bem feito traz muitos benefícios para o automóvel, como a garantia da estabilidade do veículo, evita o desgaste prematuro dos pneus e proporciona uma economia de combustível.

Por isso, ao oferecer o alinhamento de direção na sua oficina mecânica ou auto center, você aumenta a lista de serviços oferecidos aos proprietários dos veículos.

Quais são os tipos de alinhamento?

Alinhamento de direção a laser

Esse é o modo mais tradicional. O diagnóstico que é feito por esse equipamento mede a geometria veicular por meio da projeção de um ponto luminoso em um painel com escalas. O painel é fixado em frente à rampa automotiva.

Portanto, a incidência desse ponto de luz indica o valor de caster, cambagem, divergência e convergência das rodas do veículo. Este tipo de alinhamento pode ser feito em veículos leves, utilitários e também na linha pesada.

Alinhamento de direção digital

É o sistema mais comum nas oficinas mecânicas. Esse tipo de alinhamento tem uma excelente relação custo-benefício porque tem melhor precisão, é de fácil operação e possui um preço justo. Além disso, uma máquina de alinhamento desse tipo ocupa pouco espaço na oficina, já que não conta com o painel de escalas.

Alinhamento 3 D

O sistema de alinhamento por imagem 3D é considerado o sistema mais moderno, preciso e rápido. Nesse caso, os desalinhamentos são medidos por meio de um sistema de detecção. O alinhamento 3D é composto por câmeras de alta resolução que possuem sensores com alta definição instalados nas rodas.

Por que ter uma máquina de alinhamento?

Para facilitar o trabalho da sua equipe

Com uma máquina de alinhamento você facilita o trabalho da sua equipe. Como o equipamento é preciso, você consegue identificar em pouco tempo o problema no automóvel e assim pode dar uma resposta mais rápida ao seu cliente. Afinal, hoje em dia, quanto mais rápido é o serviço, mais satisfeito seu cliente fica, não é verdade?

Para garantir um serviço de qualidade

Sim, com a máquina de alinhamento, você garante um serviço de qualidade. O diagnóstico que o equipamento faz é sem erros. Com este tipo de alinhamento, seu cliente saberá que o serviço foi feito por uma equipe realmente capacitada e por um equipamento que oferece o melhor em tecnologia automotiva.

Para trazer mais tranquilidade ao cliente

Ao observar que sua empresa tem uma máquina de alinhamento, o cliente ficará tranquilo, pois saberá que sairá dali com o automóvel alinhado e perfeito para viajar ou trabalhar. O cliente não terá imprevistos e surpresas desagradáveis por um bom tempo.

Quais são os melhores modelos?

Alinhador de direção 3D AL-3D

Equipamento com alta tecnologia, utilizado para alinhamento de rodas de automóveis e camionetes. Realiza medições de camber, caster, KPI, convergência, centralização de volante e set-back. Possui um software com dados de veículos nacionais e importantes. Pode ser utilizado em valas ou rampas de alinhamento.

Alinhador de direção a laser

Ele possui um painel escalonado construído em chapa de aço decapada e fosfatizada SAE 1010|20. Também tem 2 ou 4 garras rápidas construídas em alumínio, 2 escadas para centragem de volante, 1 trava de volante e 1 trava de freio. O equipamento também vem com um jogo de cavalete para fixação do painel que é usado exclusivamente para as rampas.

Alinhador de direção AD-2000

A comunicação é feita por Bluetooth. O equipamento envia os dados de alinhamento diretamente ao computador. Ele também dispensa o uso de painéis que ocupam grande espaço na oficina e o no auto center. A leitura do alinhamento pode ser feita na tela do computador ou nos displays digitais das cabeças de medição. Outra vantagem deste equipamento é que seu software é todo em português.

Agora que você já sabe por que uma máquina de alinhamento é importante e conhece os melhores modelos, que tal adquirir a sua? Entre em contato conosco e conheça nossos equipamentos para adquirir o melhor na sua empresa!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba como funciona a rampa de alinhamento!