Escolha uma Página

Todo negócio pretende desenvolver-se e crescer mais, mas cada setor pede medidas personalizadas. Para expandir sua oficina mecânica não é diferente. Há várias maneiras para ampliar as atividades e o campo de atuação da sua empresa. No entanto, o importante é visualizar as oportunidades e investir no momento certo.

Há também várias empresas grandes que começaram de pequenos negócios e foram se expandindo pouco a pouco. No entanto, para expandir sua oficina mecânica, preparamos este post. Nele, você vai conferir várias dicas sobre o assunto. Ficou interessado? Então, acompanhe o artigo!

Como acrescentar outros atrativos na oficina mecânica?

Faça um cronograma de serviços

Divida as tarefas entre os funcionários e faça um cronograma de serviços. Além de evitar o acúmulo de trabalho sobre alguns e não prejudicar o foco naquilo que devem fazer, isso proporciona um melhor controle na lista de serviços pendentes.

60 dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Engecass

Portanto, não se esqueça de desenvolver um bom planejamento. Nele, você deve incluir qual o veículo em questão, o reparo ou ajuste específico que deve ser feito e qual é o prazo estipulado para a entrega.

Trabalhe com avaliações

É preciso ter uma forma de acompanhar esse rendimento e saber se as ações estão surtindo efeito. Nesse sentido, realize avaliações periódicas dos funcionários e incentive-os a fazer o mesmo. Muitas vezes, um profissional pode não ter seu melhor desempenho simplesmente por não saber como melhorar.

Nesses casos, a avaliação pode ser algo muito produtiva se usada da maneira correta. Procure, então, saber os pontos positivos e negativos de cada um durante a rotina de trabalho, e guarde todas essas anotações para o momento de avaliação.

Diversifique seus produtos e serviços

Dependendo do nível de desenvolvimento de sua oficina, você poderá oferecer outros serviços e até vender os produtos relacionados, como lubrificantes, ferramentas e peças. Se você conseguir acertar na precificação, muitos clientes acharão bom ter um local que faça consertos e venda determinados produtos necessários para o seu tipo de veículo.

Como aumentar a oficina?

Invista em duplicadores de vagas

Os duplicadores de vagas são perfeitos para você aumentar o espaço na sua oficina mecânica. Com eles, você consegue adequar melhor seu estacionamento e acomodar mais os veículos.

Tenha bons parceiros

Talvez você conheça outro profissional que também tenha uma oficina mecânica e queira se unir a outro negócio. É uma maneira eficiente de crescer, desde que o parceiro seja confiável. Às vezes, você pode firmar uma parceria levando em conta o capital monetário que o parceiro possa oferecer e o seu trabalho.

Levando também os profissionais que trabalham bem e alavancam qualquer negócio. Outra coisa que o parceiro pode oferecer são as máquinas e os equipamentos novos, que vão fazer muita diferença para a sua oficina mecânica.

Conte com a tecnologia

A tecnologia amplia seu negócio. Uma dica é utilizar softwares para ajudar na gestão. Outra forma é investir em marketing digital mais barato e, se bem manipulado, pode trazer muito retorno. Divulgue em redes sociais, construa um blog ou site e poste conteúdo atualizado. Forneça informações sobre consertos e manutenção. Deixe e-mails, telefones, endereço da oficina e links.

Como abrir outra oficina?

Tenha uma filial

Escolha um local e abra uma filial mais próxima ao centro ou a determinados clientes. A filial ajuda a suprir o número de demandas, permitindo a captação de novos clientes, oferecendo uma quantidade maior de serviços e favorecendo a maior divulgação da sua empresa.

Abrir uma filial exige maior investimento financeiro, incluindo a compra ou aluguel de um imóvel, a contratação de mais profissionais e o aumento das despesas em geral. Requer, portanto, um planejamento orientado, que considere todos os custos e as possibilidades de lucros para que não acabe dando prejuízos.

Seja um franqueado

Essa também é uma maneira de você abrir outra oficina mecânica. Para que existam franqueados, é preciso que sua oficina já tenha nome no mercado e um número relevante de clientes. A franquia implica no investimento de terceiros. Portanto, você deve dispor de tempo para dedicar-se ao gerenciamento de outros órgãos.

Outra dica é não cobrar muito alto: muitas pessoas podem querer ter uma franquia, mas preferem, inicialmente, negócios mais baratos.

Viu como é fácil expandir sua oficina mecânica? Agora que você já sabe, que tal ampliar sua oficina?

Gostou das nossas dicas? Baixe o e-book sobre 60 dicas para oficinas mecânicas!