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Para que seu auto center funcione corretamente é importante que os processos estejam alinhados em várias áreas. Nesse sentido, a gestão de fornecedores é um trabalho importante, pois ela garante que não falte recursos para o bom funcionamento do seu negócio.

Em seu auto center, a realidade não é diferente. Manter um bom gerenciamento, fazer com que as atividades sejam eficientes e garanta uma boa prestação de serviços em relação aos reparos e a manutenção. Portanto, apresentamos neste post as melhores práticas para você fazer a gestão de fornecedores. Quer aprender cada uma delas? Então, vamos lá!

Defina seus objetivos

A boa gestão de fornecedores começa com um planejamento eficiente. Para fazer isso, o primeiro passo é definir os objetivos da empresa. É a partir desses objetivos que você se organiza e determina quais os fornecedores são os mais indicados para auxiliar o cumprimento das suas metas.

Isso inclui todos os setores da empresa, em especial, aqueles que dependem mais de fornecedores externos. Com essas metas é possível criar um plano eficaz que gerencia os processos impactados pelos suprimentos dos seus parceiros.

Seja organizado

Não adianta saber seus objetivos como auto center, se seus processos não são organizados. São esses processos que tornam o planejamento possível. Com essa organização, você visualiza os recursos e suprimentos que precisam ser adquiridos. Assim, dá para fazer uma gestão de fornecedores mais alinhada à realidade do seu auto center, com a visão dos pontos de melhoria.

Mantenha o bom relacionamento

Os fornecedores não são apenas as empresas de terceiros que vendem os produtos e serviços. Eles são os parceiros do seu negócio, que garantem o bom funcionamento da sua empresa e o sucesso do seu empreendimento. Sem eles, seu auto center não existiria. 

Portanto, você deve saber que essa não é apenas uma relação comercial, mas uma negociação baseada em um conceito onde todos ganham. Além disso, será mais fácil conseguir descontos ou produtos exclusivos.

Compreenda seus custos

Para que você consiga fazer uma boa gestão de fornecedores é necessário conhecer toda a cadeia de suprimentos que eles estão envolvidos. Isso inclui os custos nas operações. Com isso, você escolhe aquele que oferece a melhor condição, seja na qualidade do produto ou, no preço, no prazo.

Não importa. O mais importante nessa história é que você consiga evitar os fornecedores que não têm qualidade e que comprometem o serviço prestado ao seu cliente.

Avalie os riscos na gestão de fornecedores

Há riscos que as empresas podem sofrer, como os picos na demanda e os problemas com a produção. No entanto, nesses casos, é necessário encontrar os meios para contorná-los e, muitas vezes, a melhor maneira de fazer isso é contar com a ajuda dos seus fornecedores.

Um exemplo disso, seria no caso da empresa que recebe um pedido maior do que o planejado e o fornecedor não tem como atender a demanda toda de uma vez. Uma estratégia para resolver este problema é negociar a entrega de remessas. Dessa maneira, você libera a produção e ainda impede que o cliente fique sem o pedido.

Observe a logística de cada fornecedor

Para um negócio como um auto center, você precisa observar a logística de cada fornecedor. Dessa maneira, você assegura que, em nenhum momento, faltem insumos para um bom atendimento aos seus clientes. Esse trabalho inclui a administração do seu estoque para que não ocorra nenhuma surpresa que prejudique o negócio, o cuidado com o manuseio dos suprimentos da sua empresa e a garantia que nenhum dano seja causado ao que já está disponível na oficina.

O cuidado com a gestão de fornecedores evita que o serviço prestado por seu auto center não satisfaça os clientes. Esse é um esforço que no início pode parecer desnecessário, mas que faz uma boa diferença no futuro da sua empresa automotiva.

Invista em tecnologia

Os sistemas de gestão automatizam as atividades e tornam os processos mais ágeis. Eles também:

  • Reduzem o retrabalho nas atividades;
  • Auxiliam o compartilhamento de informações;
  • Reduzem os custos;
  • Permitem a geração de relatórios que ajudam o gestor no acompanhamento das operações e elaboração de planos de ação.

Agora que você já sabe como a gestão de fornecedores pode aumentar a eficiência do seu auto center, que tal colocá-la em prática? Siga as nossas dicas e tenha sucesso com seus parceiros!

Quer ler mais conteúdos sobre a gestão de negócios? Acesse o nosso próximo post  e aprenda 10 dicas para melhorar a gestão da sua oficina mecânica!