Escolha uma Página

Os carros flex são os automóveis que podem ser abastecidos com gasolina e etanol. A combinação desses dois combustíveis movimenta a economia. No entanto, a preocupação dos motoristas é qual combustível é melhor para o seu automóvel e qual não vai afetar a sua dirigibilidade.

Pois então, para que você saiba orientar se o melhor tipo de combustível é gasolina e etanol, preparamos este post. Nele você vai aprender qual o combustível escolher para o primeiro abastecimento do carro zero, qual é o melhor tipo de combustível, quais as diferenças entre cada um deles e quais os cuidados que os proprietários de carros flex devem tomar na hora de abastecer o automóvel.

E aí, ficou interessado em nosso post? Pois então, acompanhe a leitura!

Qual combustível escolher para fazer o primeiro abastecimento?

Apesar do proprietário do carro flex sair da concessionária sem nenhuma recomendação específica em relação a gasolina e etanol, é  comum ouvir que um ou outro deve ser o escolhido no primeiro abastecimento.

O proprietário do automóvel também escuta que isso deve ser feito até pelas primeiras centenas de quilômetros, mas não existe uma regra sobre isso.

Gasolina e Etanol

No entanto, mesmo que seja dito que apenas um combustível foi usado desde o período em que o automóvel saiu da fábrica, seu cliente não precisa se preocupar. Nesse caso, pode até existir um fundamento em optar por gasolina e etanol para o primeiro abastecimento, no entanto, basta respeitar algumas condições na hora de trocar o combustível, como rodar com o carro por pelo menos 5 quilômetros ou 10 minutos.

Esse tempo é importante para que a central eletrônica do veículo faça a leitura da mistura dos combustíveis no tanque. É que com o resultado dos cálculos feitos por ela, o sistema de injeção definirá as configurações, o que afetará o desempenho do motor de acordo com a proporção de álcool e gasolina.

No caso do proprietário do automóvel não saber se foi usado gasolina ou etanol da última vez que abasteceu o carro, você deve orientá-lo para não desligar o motor antes de cumprir o tempo e a quilometragem para o aprendizado do próprio carro.

Entre gasolina e etanol, qual é o melhor?

O etanol é um combustível que tem a queima mais limpa. Ele tem menos carbonização. No entanto, ele lubrifica menos que a gasolina, o que pode causar uma força maior na bomba de combustível, antecipando as trocas da peça.

Também é preciso levar em consideração se o etanol é usado em pequenos trajetos na cidade, pois o motor nunca chega à temperatura ideal. Por isso, há perigo de que o etanol se misture com óleo lubrificante.

Nestes casos, se seu cliente usar muito mais o etanol do que a gasolina, é indicado que ele realize a troca de óleo com mais frequência, como é apontado no próprio manual do carro.

O etanol é o combustível para quem gosta do carro com potência. No entanto, se o seu cliente realiza poucos trajetos com o motor frio, é melhor começar a colocar a gasolina, pois ela é mais benéfica para o automóvel e para o motor.

Quais as diferenças entre cada um?

Gasolina

A gasolina é o combustível tradicional para os carros de passeio devido a sua octanagem. Ela é popular e formada por diversos hidrocarbonetos que fazem com que o combustível evapore em diferentes temperaturas.

Etanol

Já o etanol é um combustível mais simples. Ele é constituído por apenas um hidrocarboneto e evapora de uma vez. Também vale lembrar que o etanol tem mais octanagem do que a gasolina, o que faz com que ocorra um índice de compressão maior aliado a maior potência.

Gasolina e Etanol

Quais os cuidados na hora do abastecimento?

Para quem roda pouco, faz trajetos curtos e usa etanol, a recomendação é trocar o óleo com mais frequência. O abastecimento também deve ser feito em postos de confiança, evitando que os combustíveis sejam adulterados e causem prejuízos ao motor do carro flex.

Em relação a gasolina, o cuidado é com os postos de combustíveis que vendem gasolina adulterada. Oriente seu cliente a abastecer apenas em postos de confiança.

Agora que você já sabe as vantagens entre a gasolina e etanol, não terá problemas para orientar seu cliente. Lembre-se de reforçar os cuidados com postos de bandeira desconhecida e alertá-los sobre a gasolina adulterada.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e aprenda dicas simples sobre consumo de combustível!