Escolha uma Página

Uma das prioridades de quem trabalha ou é gestor de um negócio automotivo, deve ser os equipamentos da sua oficinaEquipamentos automotivos de qualidade e compatíveis devem ser a preocupação de quem deseja ter sucesso com o seu negócio.

No entanto, você sabe qual é a hora certa de trocar os equipamentos da sua oficina? Além de saber essa resposta, no post de hoje vamos falar da importância em renovar os equipamentos automotivos e qual é a melhor época para renová-los.

E aí, ficou interessado em esclarecer todas as suas dúvidas? Então, acompanhe a leitura!

Por que é importante renovar os equipamentos da sua oficina?

Para a maioria das pessoas que trabalham no ramo automotivo, a resposta para esta pergunta pode parecer óbvia. No entanto, alguns proprietários de oficina mecânica não conseguem entender exatamente a importância de contar com equipamentos mais modernos.

Equipamentos da sua oficina: conheça nosso elevador automotivo

Há proprietários que chegam a fazer o seguinte questionamento: “se o equipamento funciona, por que tenho que substituí-lo?”

Acontece que essa não é uma forma correta de questionamento. Pois, além do equipamento não dar conta do serviço, os equipamentos que estão ultrapassados podem causar vários prejuízos ao seu negócio, inclusive atrasos de serviços, acidentes e imprevistos no que diz respeito a manutenção preventiva.

Por outro lado, quando você conta com um equipamento mais novo e moderno, você consegue:

  • Maior produtividade da equipe;
  • Maior controle sobre os recursos usados;
  • Maior conforto e segurança dos colaboradores;
  • Maior agilidade na prestação dos serviços;
  • Maior valor agregado à oficina mecânica;
  • Menor custo com manutenção e/ou imprevistos.

Ou seja, os equipamentos automotivos da sua oficina estão “dando conta” do serviço, mas precisam sempre de manutenção ou reposição de peças. E isso interfere na produtividade da sua equipe e em alguns casos, pode gerar mais prejuízos do que lucro para a oficina mecânica.

Qual é o melhor momento para renovar os equipamentos da sua oficina?

Você reconhece a importância dos equipamentos da sua oficina mecânica, mas não sabe exatamente se deveria investir agora ou esperar mais um pouco, não é mesmo? Não se preocupe com isso.

Essa dúvida é mais comum do que muitas pessoas imaginam e, apesar de cada caso ser diferente, a resposta mais direta que podemos te dar é que o melhor momento para investir em equipamentos para sua oficina mecânica é na época de crise!

Mas como assim? Bem, é nessa época que os preços dos equipamentos caem! No entanto, um dos maiores erros das oficinas mecânicas e de auto centers de pequeno e médio porte é cortar todos os investimentos em equipamentos quando a economia está em recessão e as previsões não são muito otimistas.

Investir em equipamentos nem sempre trarão um retorno financeiro imediato e isso pode gerar um pouco de desconfiança do gestor ou proprietário do negócio. Entretanto, o importante é lembrar que são em momentos de crise que as melhores oportunidades aparecem.

No caso das oficinas mecânicas e dos auto centers, momentos pelos os quais o Brasil está vivendo proporcionam uma série de vantagens para aqueles que desejam investir em novos equipamentos automotivos, sendo os principais:

E-BOOK 12 PASSOS PARA MONTAR UMA OFICINA

  • Maior oportunidade para se diferenciar no mercado;
  • Preços e ofertas especiais na hora de comprar;
  • Mais facilidade em vender equipamentos usados.

Em outras palavras, os empreendimentos que investirem em equipamentos da sua oficina neste momento da economia irão encontrar os melhores preços e as melhores oportunidades para se diferenciar dos concorrentes e ainda podem, se desejar, vender seus equipamentos usados com maior facilidade.

Como saber se está na hora de renovar seus equipamentos automotivos?

Pode ser difícil identificar de forma precisa se está ou não na hora de renovar os equipamentos da sua oficina mecânica ou auto center, mas é mais fácil do que se imagina. Na prática, você deve fazer essas cinco perguntas:

  • O equipamento gera retrabalho para minha oficina mecânica?
  • Posso melhorar a produtividade da minha equipe se eu substituir este equipamento?
  • Este equipamento gera algum risco físico aos meus colaboradores?
  • Existe algum serviço extra que eu poderia oferecer se eu substituir este equipamento?
  • Os custos (financeiros e de produtividade) de manutenção  deste equipamento são altos?

Se para a maioria das perguntas, a resposta for “sim”, você deverá renovar os equipamentos da sua oficina, pois não dá para continuar com um aparelho que, além de prejudicar a produtividade, faz com que você e toda sua equipe corram riscos, não é verdade? Sem contar que dependendo do equipamento, ele pode até causar danos para o automóvel do seu cliente. Já pensou que “furada”?

Quais as vantagens de trocar o equipamento da sua oficina?

Você tem assistência especializada

Quem compra um equipamento automotivo novo conta com assistência técnica especializada. As empresas que vendem estes equipamentos colocam a disposição dos clientes uma equipe que oferece toda a assistência necessária que garante o bom funcionamento dos seus aparelhos.

Há alguns tipos de equipamentos como o elevador automotivo que pode durar mais de 30 anos! Portanto, é importante contar com bons profissionais na hora que você precisar de assistência técnica.

Você consegue repor peças

Ao comprar um equipamento para sua oficina, você tem a certeza que vai encontrar as peças necessárias quando precisar repor. E isso é uma boa vantagem, pois para muitos equipamentos usados você não encontra as peças que precisa.

Você recebe treinamentos

Quando você adquire um equipamento novo, você e sua equipe recebem todo o treinamento que precisam para operar o aparelho com maior segurança e rapidez.

Seus colaboradores também terão a oportunidade de tirar as dúvidas necessárias com os técnicos e responsáveis pelo aparelho.

Você não tem prejuízos

Outra vantagem de trocar seus equipamentos automotivos é que você não tem prejuízo no seu negócio. Já pensou quantas vezes você tem que parar um serviço porque seu elevador automotivo não funciona ou porque sua balanceadora de pneus deu problema?

Então, preste atenção na hora que precisar de trocar os equipamentos da sua oficina e adquira os equipamentos automotivos da Engecass, empresa que oferece todo suporte técnico que você precisa.

Para que seu empreendimento conquiste clientes e que você seja referência no mercado é preciso contar com equipamentos para sua oficina, que ofereçam segurança para sua equipe e serviço de qualidade para os seus clientes.

Pois então, agora que você já sabe a hora certa de trocar seus equipamentos, aproveitará as oportunidades do mercado, não é mesmo? Fique atento e invista em equipamentos automotivos de qualidade!

Quer ler mais conteúdos que podem ajudar o seu negócio? Acesse o nosso próximo post e aprenda como montar uma auto elétrica. Conheça os equipamentos necessários!

Curta nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades