Entenda-a-diferença-entre-elevador-automotivo-eletromecânico-e-hidráulico

Elevador automotivo eletromecânico, hidráulico e pantográfico: entenda a diferença de cada um

O elevador automotivo é importante para lojas de automóveis, oficinas mecânicas e auto centers. Ele agiliza o trabalho dos mecânicos e ao mesmo tempo passa tranquilidade ao cliente, pois o consumidor tem a certeza que seu veículo será bem cuidado pelos profissionais daquela empresa e que a manutenção realizada no automóvel será garantida.

No entanto, antes de você adquirir o equipamento, é preciso saber que existem vários modelos de elevadores automotivos como os elevadores eletromecânicos, hidráulicos e pantográficos. Por isso, no artigo de hoje, você vai entender a diferença entre cada um deles. Por aqui, também vamos explicar em quais ocasiões cada modelo deve ser utilizado.

Quer esclarecer todas as suas dúvidas? Então, preste muita atenção em nosso post!

Qual  é a diferença entre cada modelo de elevador automotivo?

 

Elevadores eletromecânicos

Esses elevadores possuem motor elétrico, acionamento por alavanca manual com chave elétrica reversora. Eles podem ter lubrificação a óleo ou a graxa e vem com uma rampa para troca de óleo opcional. Uma de suas vantagens é que o elevador automotivo eletromecânico tem a base inteiriça sem peças soltas, o que reduz o risco de acidentes.

Já seu sistema de segurança é composto por duas porcas de segurança que impedem a elevação do veículo em caso de desgaste das porcas de trabalho. Outra vantagem é que o equipamento tem um ano de garantia e nesse modelo você encontra elevadores com capacidade de 2600 kg e 4100 kg.

Elevadores hidráulicos

Os elevadores hidráulicos podem ser encontrados em vários modelos. A Engecass possuios modelos EH-4000 e EP-4000. O primeiro tem um cilindro hidráulico e corrente de múltiplos elos. O equipamento foi projetado sob normas internacionais que garantem a segurança do veículo e do operador.

O sistema de travamento dos carros é automático na elevação do veículo e permanece sempre acionado. O equipamento eleva o veículo em 30 segundos a uma altura de 1900 mm. Já o elevador hidráulico EP-4000 possui tempo de elevação de 54 segundos e altura de 1800 mm.

Elevadores pantográficos

Já os elevadores pantográficos possuem plataformas robustas, calha de proteção das mangueiras, trava pneumática e borracha para suporte do carro. O elevador pantográfico SL-3000 da Engecass tem capacidade de carga de 3000 Kg. O equipamento eleva o carro a 1850 mm em 50 segundos. Sua trava de segurança é automática e o elevador é projetado para as oficinas mecânicas que têm pouco espaço.

Para que servem esses equipamentos?

Os elevadores eletromecânicos são utilizados para fins de cursos mecânicos. Eles são equipamentos autorizados pelas principais montadoras de veículos automotores do País. O modelo Eco-4100 tem maior distância entre colunas. Além disso, esse elevador é para veículos longos e possui suporte chassi em “U” para caminhonetes.

Os elevadores hidráulicos são utilizados por oficinas mecânicas, auto centers ou lojas de automóveis que desejam economizar energia, já que o equipamento não precisa de motor para descer o automóvel. Já os elevadores pantográficos são aplicados na elevação de veículos leves.

O equipamento também é usado em oficinas mecânicas com pouco espaço ou por proprietários de lojas automotivas e auto centers que desejam montar o elevador automotivo acima do piso ou encaixado em piso baixo relevo.

Qual é a importância desses elevadores?

O principal motivo de você possuir cada um desses modelos ou pelo menos um modelo é que você poderá atender qualquer tipo de cliente. Desde o consumidor que têm um carro mais leve até aquele que possui um veículo longo e um pouco mais pesado.

Além disso, já dissemos no início deste post o quanto um elevador automotivo facilita o trabalho da sua equipe de colaboradores, não é verdade? Portanto, ter esses equipamentos como esse, não é gastar dinheiro e sim investir em sua empresa. É oferecer aos clientes a melhor assistência automotiva.

Lembre-se que o mercado está cheio de empresas do ramo e por isso, você deve se destacar. No entanto, para você ser diferente na multidão é necessário contar com equipamentos para oficinas mecânicas modernas.

Agora que você já sabe a diferença entre elevador automotivo eletromecânico, hidráulico e pantográfico poderá escolher o melhor equipamento para sua empresa, não é verdade? Entretanto,  se quiser que seu negócio tenha mais sucesso, que tal adquirir os três modelos?

Tem mais alguma dúvida sobre elevador automotivo? Escreva para gente nos comentários!