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Você que trabalha com oficina mecânica já sabe como é importante ter um negócio eficiente, não é mesmo? A concorrência é grande e os clientes estão cada vez mais exigentes. Portanto, para atender a demanda com qualidade, é necessário capacitar sua equipe, investir em equipamentos automotivos e ficar atento à gestão do seu negócio.

Entretanto, para ajudá-lo a ter uma oficina mecânica eficiente, preparamos este post. Nele, vamos apresentar 10 dicas incríveis para você aplicar em seu empreendimento. Ficou interessado em conhecê-las? Então, acompanhe a leitura!

1. Escolha bons fornecedores

Atualmente não faltam fornecedores para oficina mecânica. No entanto, não é sempre que a quantidade significa qualidade. O ideal é estabelecer um relacionamento de proximidade e confiança com eles, mantendo um bom contato em longo prazo. Além disso, é bom verificar a possibilidade de descontos e observar se o fornecedor escolhido consegue cumprir os prazos estabelecidos.

2. Aposte nas capacitações

Para que seus profissionais possam atender as demandas dos clientes, você deve capacitá-los. Isso também é importante para que eles possam utilizar as ferramentas de maneira mais apropriada. Veja se eles conhecem bem os produtos que são ofertados pela oficina e aposte em treinamentos.

3. Foque na gestão financeira

Para você poder focar na gestão financeira, divida o patrimônio empresarial e pessoal. Isso pode ser feito por meio da definição de um pró-labore para os sócios que exercem funções administrativas. Mas essa é só uma das etapas.

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O controle dos fluxos de caixa deve ser a atividade mais importante, pois com ele, você realiza um monitoramento mais dinâmico e, para isso, terá que contar também com a automação de um software.

4. Invista em equipamentos modernos e infraestrutura

Você já deve ter percebido que não há mais espaço no mercado para oficinas mecânicas amadoras, que operam na base do “achismo” e com pouco profissionalismo. A concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores mais exigentes. Esses mesmos clientes priorizam os serviços de qualidade e que ajudam a economizar tempo.

Por isso, investir em equipamentos modernos como alinhadores de direção 3D e balanceadoras computadorizadas é garantir uma infraestrutura preparada para atender este público.

5. Priorize a boa comunicação com seus clientes

Apesar da comunicação ser uma área ignorada pelas oficinas mecânicas mais “amadoras”, ela é essencial, pois evita erros operacionais, reclamações e consequentemente retrabalho dos funcionários. Quando o cliente chega à oficina mecânica, o ideal é que você tenha colaboradores que possam atendê-lo bem e que saibam identificar os problemas.

6. Agregue valor aos serviços

Alinhar as rodas do automóvel e trocar o óleo são serviços essenciais para qualquer oficina mecânica. Mas oferecer apenas serviços básicos como estes, já não é mais o suficiente para se destacar no mercado.

É preciso inovar através de serviços de alto valor agregado, como balanceamento computadorizado e alinhamento 3D. Tais serviços diferenciam sua oficina mecânica e ainda atrai clientes mais qualificados, preocupados mais com a qualidade do que com o preço.

7. Estabeleça metas e incentivos

Programas de incentivos e metas são duas práticas comuns em ramos como escritórios administrativos, fábricas e agências de publicidade. No entanto, não são práticas muito exploradas em oficinas mecânicas.

De forma geral, as metas ajudam a parte administrativa a ter um controle maior sobre o rendimento dos funcionários. Já os incentivos servem como uma motivação a mais para os funcionários e criam uma competição saudável onde saem ganhando de alguma forma.

8. Aplique o Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto é utilizado por empresas inovadoras que buscam, em poucas palavras, focar nas tarefas que mais trazem resultados para o negócio. Na prática, ele é aplicado identificando quais são as pequenas tarefas (20%) que mais produzem resultado (80%) para, em seguida, investir esforços e recursos naquilo que realmente importa.

9. Crie uma estratégia para pós-venda

A estratégia para o pós-venda é uma prática utilizada por empresas prestadoras de serviços, como agências de marketing e prestadores de seguros. Não há fórmula mágica que garante uma pós-venda que sempre funcione, até porque tudo depende da disposição de recursos (humanos e financeiros) de cada oficina mecânica.

Entretanto, uma boa ideia é recolher o contato dos clientes como e-mail ou telefone, e oferecer descontos especiais no futuro. Além de lembrar do serviço de qualidade da sua oficina, o cliente ainda ficará feliz em poder contar com um desconto.

10. Mantenha o ambiente sempre organizado

A oficina mecânica é caracterizada pela grande quantidade de equipamentos disponíveis para que os profissionais executem seus trabalhos. Mantê-la organizada é passar uma boa imagem ao cliente e, ao mesmo, tempo facilitar o trabalho da sua equipe.

Agora você já sabe como tornar sua oficina mecânica mais eficiente, não é verdade? Coloque essas 10 dicas em prática e tenha sucesso em seu empreendimento!

Quer saber como deixar sua oficina bem equipada? Acesse o próximo post e conheça 6 equipamentos indispensáveis para oficinas mecânicas modernas!