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Muitas pessoas sonham em ter um carro novo. Por isso, elas investem boa parte do seu tempo pesquisando e economizando até o momento especial de levar o carro para casa. No entanto, se você é proprietário de um dos milhares de autocenters que existem Brasil a fora, de loja de automóveis ou se trabalha em oficina mecânica e atende aquele cliente que gosta de manter o carro sempre novo, precisa ficar atento a este post.

Nele, vamos dar algumas dicas para seu cliente colocar em prática e, assim, garantir uma maior eficiência e segurança do automóvel, além de valorizar ainda mais o veículo na hora da venda. Ficou interessado? Acompanhe com muita atenção o nosso artigo e saiba orientar seu cliente!

1. Respeitar a potência do automóvel

Isso parece ser uma besteira, mas muitos proprietários de automóveis exigem dos veículos as qualidades que eles não tem. Portanto, você deve orientar ao cliente que o carro foi projetado, desenhado, fabricado e testado para ser usado de uma determinada maneira. Forçar os limites além da conta desgastam as peças mais rapidamente, além de comprometer a segurança do veículo.

2. Abastecer em locais confiáveis

Não dá para garantir que o combustível vendido nos postos seja de qualidade, não é verdade? No entanto, fique atento e desconfie dos preços muito abaixo dos praticados no mercado. Prefira os postos com melhor reputação. O combustível de má qualidade é ruim para o motor do automóvel do seu cliente. Diga a quem busca pelos seus serviços que o barato pode sair muito caro.

3. Usar os serviços dos autocenters 

É comum que com o passar dos anos o veículo tenha problemas na lataria. Isso acontece devido aos esbarrões, as batidas e os outros tipos de pequenos acidentes. Normalmente o proprietário ignora os amassados e espera que seja feita uma maior intervenção. O problema é que as vezes pode ocorrer a temida ferrugem. Além do mais, pode acontecer da situação estar tão ruim a ponto de ser necessário uma repintura de todo o veículo.

4. Ter atenção na hora de trocar os filtros e os fluidos

Outra dica que serve tanto para o seu cliente quanto para você é consultar o manual do proprietário do automóvel para saber a hora certa de trocar os fluidos como o óleo do carter, fluido de freio, de direção hidráulica e dos filtros. Essa é uma etapa muito importante, pois garante o bom funcionamento do veículo.

5. Polir o automóvel com cuidado

Nada de exagerar no polimento do automóvel do seu cliente. Para quem trabalha em autocenters, o ideal é orientar o cliente que o polimento cristalizado e as revitalizações em geral da pintura devem ser feitas com moderação. Lógico que é sempre bom ver o carro brilhando novamente, não é mesmo? No entanto, deixe claro para quem procura por seus serviços que os produtos abrasivos e a forma como é feito o polimento desgasta a pintura ao longo do tempo.

6. Prestar atenção aos pneus

Quando não são feitos os serviços de alinhamento e balanceamento dos pneus, o automóvel fica desconfortável para dirigir. Oriente seu cliente sobre a importância de alinhar e balancear o veículo. Peça para que ele procure aos autocenters que contam com equipamentos para os serviços.

7. Evitar os trancos

No tempo dos nossos avós, quando um carro não dava a partida, fazia-o pegar no tranco. Nos carros modernos, isso deve ser evitado. O famoso tranco pode desregular a parte eletrônica do automóvel  e comprometer o funcionamento do veículo. Se o carro não pegar, é melhor fazer uma “chupeta” ou acionar o seguro.

8. Carregar apenas o necessário

Outra dica que os autocenters podem dar aos seus clientes é em relação a capacidade do automóvel. O carro foi projetado para carregar um peso máximo. Esse peso tem a ver com as pessoas que ocupam o carro e o peso no porta malas. Peça ao seu cliente para antes de sair por aí conferir no manual do automóvel a capacidade de carga e assim evitar que o veículo trabalhe sobrecarregado.

9. Manter o carro limpo

Essa dica também é importante e deve ser dada pelos proprietários de autocenters. O veículo deve ser limpo não apenas por fora, mas por dentro. A sujeira em seu interior pode se incrustar, causar mau cheiro e tornar-se um “problemão” para o proprietário. Portanto, peça ao seu cliente para ele ficar atento quando voltar de algum passeio ou da praia, pois além de causar uma boa imagem, o carro limpinho ficará sempre novo!

Viu como é fácil orientar seu cliente para manter o carro sempre novo? Os autocenters espalhados pelo Brasil podem ajudar os proprietários de automóveis a colocarem cada vez mais essas dicas em prática, não é mesmo?

Gostou do nosso conteúdo? Quer ler mais artigos como este? Acesse o nosso próximo post e aprenda como cuidar das rodas do carro!