Escolha uma Página

Todo empreendedor que tem uma loja de automóveis ou auto center sonha com uma vida financeira tranquila e segura, certo? No entanto, para alcançar esse desejo é necessário ter um bom controle financeiro. Você precisa saber, por exemplo, o que é necessário para diferenciar seus ganhos, como fazer isso e quais são os motivos para fazer isso.

Neste post, você vai aprender como fazer o controle financeiro e diferenciar seus ganhos. Aqui daremos algumas dicas que vão ajudá-lo a executar essa etapa que é tão importante para o seu negócio. Quer aprender tudo com a gente? Então, preste muita atenção em nosso artigo e prepare-se para aplicar o nosso conteúdo no seu dia a dia.

O que fazer para diferenciar seus ganhos?

Você precisa entender de investimentos para poder diferenciar seus ganhos. Abrir outro negócio não é o mais aconselhável para esse objetivo. Isso porque um novo negócio demanda certo tempo de maturação para gerar lucro e também há um grande risco de dar errado.

Portanto, a melhor maneira de você diferenciar seus ganhos é investir seu dinheiro em ativos com rentabilidade e diferentes prazos. Para isso, você precisa saber quais são seus objetivos financeiros e aprender a planejar. Também é importante definir a situação financeira que estará em determinado período.

Um exemplo disso, seria você traçar uma meta de um determinado valor para ser alcançado em dois anos. Assim, dá para fazer um passo a passo e você ir poupando ao longo do tempo até alcançar seu objetivo. Além disso, baseado nesses objetivos financeiros definidos você escolhe as melhores modalidades de aplicação financeira.

Por exemplo, se você pretende viver de renda daqui a dez anos, pode optar por um investimento como a Previdência Privada, que é de longo prazo. O planejamento também é importante para você diferenciar seus ganhos. Por meio deste planejamento, você saberá agir em cada etapa do seu objetivo.

Nesse planejamento devem ser constadas suas metas de curto e médio prazo, além do montante financeiro que você deverá arrecadar em determinados momentos. Além de definir seus objetivos e fazer um bom planejamento, você também precisa pensar nos fatores econômicos que podem influenciar completamente as suas ações futuras. Portanto,  você precisa ser firme em seus propósitos e objetivos de diversificação de renda e investimentos.

Como fazer o controle financeiro?

Para fazer seu controle financeiro e diversificar sua renda você pode optar por alguns investimentos financeiros que existem no mercado, como utilizar a Previdência Privada, as Letras de Crédito, os Títulos do Tesouro ou o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Esses são investimentos seguros e que proporcionam uma boa fonte de renda.

Você também pode aproveitar os ganhos das aplicações mais arriscadas, com a compra de ações, debêntures e outros papéis que, apesar de proporcionarem uma rentabilidade maior, também há riscos mais consideráveis.

Por que diferenciar seus ganhos?

Para otimizar as aplicações

Quando você varia os seus investimentos garante maior rentabilidade nas aplicações. Isso acontece porque você terá acesso a diferentes tipos de rentabilidade proporcionados por  vários ativos financeiros. Uma Letra de Crédito Imobiliário (LCI) que tem uma determinada taxa de juros e um CDB com um percentual inferior é mais seguro. Dessa maneira, você varia seus ganhos e pode ter vários resultados de rentabilidade.

Para reduzir seus riscos

Saber fazer o controle financeiro e diferenciar seus ganhos ajuda a diminuir os riscos dos seus investimentos, já que o dinheiro estará distribuído em vários ativos financeiros em empresas e bancos distintos. Dessa forma, caso um investimento comece a dar prejuízo, ou se a empresa tiver dificuldades financeiras, você não terá riscos de perder todo seu dinheiro.

Além disso,  alguns investimentos como LCI e LCA possuem certa garantia. Neste sentido, há o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que ampara o investidor se o banco ou a instituição financeira quebrar. O FGC garante o total de até R$ 250.000,00 por CPF e por título.

Para aumentar sua renda

Para falar sobre a diversificação de investimentos você tem que considerar o aumento de renda que poderá ocorrer. O mercado financeiro é amplo e proporciona ganhos consideráveis. Inclusive há pessoas que vivem da renda dessas aplicações financeiras. Para tanto, você não precisa ter amplo conhecimento sobre investimentos, pois há empresas especializadas que prestam esse tipo de serviços aos investidores inexperientes.

Assim, dá para trabalhar na sua empresa automotiva e complementar a sua renda com valores advindos dos seus investimentos que podem ser administrados por profissionais qualificados e competentes. Por fim, ter controle financeiro e saber diferenciar seus ganhos proporcionará que você tenha uma renda financeira mais estável e segura, podendo ter mais tranquilidade para realizar seus sonhos como ampliar seu negócio!

Quer aprender um pouco mais como gerenciar seu negócio? Acesse o nosso próximo post e saiba como montar um plano de crescimento para sua oficina mecânica!