Escolha uma Página

Você que trabalha no ramo automotivo, já sabe que de uma hora para outra os combustíveis variam de preço, não é verdade? No entanto, é preciso estar bem informado para orientar seu cliente, para que ele aprenda como reduzir o consumo de combustível do automóvel. As dicas, neste caso, são muito bem-vindas!

Com boas práticas de direção e manutenção do veículo, é possível reduzir em até 35% o consumo de combustível. Segundo o Inmetro, isso significa que em um carro que não é tão econômico, você conseguiria economizar por ano R$ 2.585,00. Então, para orientar seu cliente sobre como não gastar tanto com gasolina, etanol ou diesel, preparamos este post com dicas muito simples. Veja:

1. Prefira carros mais econômicos

A primeira dica que você vai dar ao seu cliente é que ele deve preferir carros mais econômicos. Para saber qual modelo adquirir, basta olhar o ranking anual do Inmetro. Entretanto, os automóveis com motor blue motion, que são mais eficientes, os carros movidos a diesel, os elétricos e híbridos são os que gastam menos combustível.

Dicas para economizar o consumo do combustível | Engecass

2. Reduza o uso do ar condicionado

Se seu cliente deseja economizar com combustível, ele deve reduzir o uso do ar condicionado. Esse item é o responsável por cerca de 20% de aumento no consumo de combustível. No caso de residir em uma cidade mais quente, o melhor que seu cliente tem a fazer é usar insulfilm no automóvel e estacionar o carro na sombra, para não ter que ligar o ar na maior velocidade. Além disso, dá para desligar o ar alguns minutos antes de alcançar o destino. Isso vai reduzir e muito o consumo de combustível.

3. Evite andar com o veículo pesado

Isso é questão de física. Quanto maior o peso, maior a força e o gasto de combustível. Por isso, manter o veículo limpo do barro para evitar o acúmulo de peso, evitar transportar peso desnecessário, como bagageiros removíveis e suportes de bicicletas ajudam a reduzir o consumo de combustível.

4. Desligue o motor para economizar no consumo de combustível

Se você ou seu cliente têm o costume de deixar o carro ligado quando parado, saibam que isso pode representar um gasto de um a dois litros de combustível por hora. Dependendo do tamanho do motor e do uso do ar condicionado do automóvel. Por isso, recomenda-se desligar o carro caso este fique parado mais de vinte segundos, seja para esperar alguém ou em um congestionamento. Seu cliente também pode desligar e ligar o automóvel novamente, caso isso seja seguro fazê-lo.

5. Dirija mais devagar

Quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar e maior o consumo de combustível. Ao dirigir em velocidades menores, a diferença pode não ser tão grande. Entretanto, essa quinta dica é para o motorista que dirige em velocidades mais altas. Ao dirigir a 140 km/h, por exemplo, você consome 25% mais combustível do que a 110 km/h.

6. Torne o carro mais aerodinâmico

Quanto mais o veículo for aerodinâmico, menor a resistência de ar e maior a economia de combustível. Você pode orientar seu cliente para manter as janelas e o teto solar sempre fechados e retirar o bagageiro do veículo quando não estiver em uso. Em altas velocidades, o ar condicionado pode gerar um menor consumo de combustível do que abrir as janelas.

Dicas para economizar no consumo de combustível | Engecass

No entanto, fique atento: se a velocidade for inferior a 60 Km/h, o melhor é abrir a janela. Mas, acima disso, o uso do ar condicionado é mais indicado. Também dá para pensar em usar o ponto morto nas descidas. Neste caso, o sistema de injeção bloqueia o combustível ao motor e evita qualquer consumo.

7. Faça a manutenção preventiva

Fazer a manutenção preventiva evita problemas no futuro. Portanto, quando seu cliente for à sua oficina mecânica, auto center ou loja de automóveis, verifique se os filtros de ar estão sujos. É recomendado substitui-los a cada 10 mil quilômetros, mas isso pode variar dependendo do uso.

Agora você já sabe como orientar seu cliente a reduzir o consumo de combustível, não é verdade? Peça para ele colocar essas dicas em prática e assim, não terá gastos exagerados!

Quer ler mais dicas com estas? Acesse o nosso próximo post e veja como evitar problemas com a bateria do carro!

E-book 60 dicas para atrair novos para sua oficina mecânica! | Engecass