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Cada vez mais os consumidores procuram a internet para adquirir produtos e serviços. Por isso, é importante você pensar em algumas estratégias de marketing digital para sua concessionária, pois com as ações certas é possível atingir uma audiência maior. Porém, para você atrair mais clientes, é preciso saber abordar seu público.

Portanto, para ajudá-lo a construir uma boa estratégia para o seu negócio, preparamos este post. Nele, vamos apresentar algumas das principais tendências de marketing digital. Quer conhecer cada uma delas? Então, acompanhe a leitura do nosso artigo!

Experiência digital personalizada

Um consumidor pode passar de 90 a 120 dias namorando algumas marcas de automóveis. No entanto, em vez de você esperar pela decisão do cliente, sua concessionária pode oferecer uma excelente experiência digital que pode ser rica e engajadora para o consumidor. Por exemplo: o usuário pode visitar o site da empresa, o feed do Facebook e ver anúncios de um modelo específico de carro.

Tudo isso é possível graças ao uso inteligente de um conjunto de dados armazenados. Quanto mais informações se tem sobre a pessoa, mais direcionada será a publicidade. Essa segmentação ajuda a trabalhar melhor as categorias de acordo com o estilo de vida do indivíduo. Você pode, por exemplo, ofertar vários modelos de automóvel (passeio, utilitário e luxo).

Também dá para direcionar a publicidade de acordo com o poder de compra. Não dá é para oferecer um veículo luxuoso da sua loja de automóveis para quem ganha um salário mínimo, não é verdade?

Facebook Ads também é essencial para a concessionária

A ferramenta de anúncios do Facebook colabora para que o consumidor prefira um produto em detrimento da concorrência. Após os usuários verem uma publicidade na rede sociais, eles conseguem tomar algumas atitudes como ir à concessionária e visitar o site da marca. Entretanto, ao mesmo tempo, também há uma diminuição na procura por veículos e marcas concorrentes.

Os critérios de segmentação do Facebook no ramo de concessionárias incluem:

  • Tipo de veículo (carro de passeio, caminhonete, etc);
  • Montadora;
  • Ano do automóvel;
  • Modelo;
  • Período de compra (se a aquisição será feita imediatamente ou nos próximos meses);
  • Intenção de compra (se o consumidor prefere carro zero ou usado);

Over the top (OTT) advertising

Alguns serviços como Netflix e Globo Play mudaram a forma dos consumidores assistirem à TV. Agora, há mais opções de conteúdo à disposição da audiência. No entanto, a tendência é que surjam novas plataformas como as conhecidas OTT. Portanto, o fluxo televisivo tradicional, da grade de programação intercalada por comerciais, está em segundo plano.

Já a navegação na internet acontece pelo celular. Ou seja, os consumidores estão por trás de mais aparelhos e telas, e as marcas da indústria automotiva devem adotar novas abordagens. De novo, falamos de dados que orientam as estratégias de marketing. A segmentação avançada deve considerar o dispositivo ou app que a pessoa usa, como sua localização geográfica. Assim, em vez de interromper a experiência da pessoa com um anúncio, deve-se incorporar a publicidade naturalmente aos espaços digitais.

Site para conquistar clientes

O site de uma concessionária deve ser um canal para conquistar cliques de clientes que não chegariam até o seu negócio se não fosse pela internet. Portanto, você deve pensar na navegabilidade e oferecer um site responsivo e capaz de ser acessado por qualquer dispositivo: móvel ou computador. Quem procurar sua empresa pela internet deverá ter uma ótima experiência na sua página.

Também faça com que o visitante tenha maior interação com sua página. Ofereça muitas e diversificadas chamadas para a ação. Com elas, você conquistará contatos que buscam modelos específicos, leitores assíduos para o seu blog e uma boa base de e-mails para você poder enviar materiais e ofertas da sua concessionária.

Blog com conteúdo que educa

O blog é um diferencial no marketing digital para a concessionária que quer se destacar no mercado. Isso, porque o canal é uma maneira do vendedor criar conexões duradouras junto ao seu público. Com o blog, você oferece a oportunidade às pessoas de tirarem suas dúvidas e ajudar quem chega a sua página a resolver os mais diversos problemas e obstáculos.

Quem está aí se preparando para comprar um carro pela primeira vez, pode ter medo da burocracia que envolve o financiamento do automóvel, ou talvez, não consegue escolher o modelo do veículo de acordo com seu estilo. Entretanto, bons conteúdos sobre o assunto podem tornar essa jornada mais prática e simples.

Portanto, planeje bem e mantenha esse canal atualizado. Pesquise junto ao público e à sua equipe de vendedores quais são as principais dúvidas que seu consumidor tem na hora de trocar de carro, o que ele deve procurar ou evitar, etc. No blog, deixe uma área de comentários para que seu visitante possa interagir com sua empresa e, assim, virar um cliente em potencial.

Agora que você conhece essas tendências de marketing digital, que tal aplicá-las em sua concessionária de automóveis? Invista no marketing digital da sua empresa e conquiste mais clientes!

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e conheça 10 dicas de marketing para seu auto center!