Escolha uma Página

A sustentabilidade é um tema que vem ganhando espaço em muitas empresas, inclusive no ramo automotivo. Muitos consumidores valorizam organizações que têm atitudes sustentáveis, como a oficina sustentável, uma maneira consciente de trabalhar com o ramo automotivo.

É importante ressaltar que, o cuidado com o meio ambiente deixou de ser um “modismo” e se tornou uma preocupação, principalmente das organizações que geram algum tipo de impacto ambiental por desenvolverem suas atividades.

Dessa forma, muitos empresários adotam os conceitos de sustentabilidade em suas empresas. Portanto, para que você também possa adotar a sustentabilidade em seus negócios, mostraremos no post de hoje a importância de uma oficina sustentável e quais as práticas que você pode ter para agregar valor à sua empresa.

Quer descobrir como fazer sua parte e colaborar para um mundo mais verde e melhor? Então, acompanhe nosso artigo!

O que é uma oficina sustentável?

A oficina sustentável visa a implantação de uma série de práticas para amenizar ou excluir os impactos ambientais gerados por suas atividades. Sabemos que inevitavelmente, as oficinas geram certo dano ao meio ambiente. Isso acontece devido ao tipo de material que é descartado, como o óleo, ou até mesmo o consumo de energia elétrica que é utilizado na prestação de serviços.

O conceito de oficina sustentável surgiu da necessidade de reduzir os impactos ambientais. Assim, com simples atitudes adotadas por sua empresa, você colabora para um ambiente melhor.

Quais os benefícios desse tipo de oficina?

O principal benefício da oficina sustentável é a preservação do meio ambiente. Se todas as empresas entendessem a importância desse conceito e o aplicassem em seus negócios, em pouco tempo o ambiente seria mais saudável para trabalhar e viver.

No entanto, os benefícios da oficina sustentável vão além disso. Muitos clientes, principalmente os que possuem frotas de veículos, priorizam os serviços de auto center e oficina mecânica que adotaram o conceito da sustentabilidade. Assim,  ter uma oficina sustentável é mais uma forma de você fechar parcerias e ter lucro nos seus negócios.

O que fazer para ter uma oficina sustentável?

1. Faça um levantamento dos impactos ambientais

Antes de implantar a oficina sustentável, você como gestor deve fazer um levantamento das ações que podem provocar impactos ambientais. Analise tudo, mesmo aquelas práticas que podem ser controladas. Aqui, o objetivo é avaliar os impactos e, se possível, deixar de realizá-los para reduzir os danos ao meio ambiente.

2. Separe os resíduos na fonte

Quando você separa os resíduos que causam danos ao meio ambiente diretamente na fonte e de forma apropriada, você garante que os materiais sejam destinados de forma correta e deixa de gerar impactos ao ecossistema.  Há várias empresas e cooperativas que fazem a coleta desses resíduos e o descarte correto. Todo o processo é realizado de acordo com as normas para esse tipo de atividade.

3. Tenha uma política de descarte de resíduos

Além de separar os resíduos, tenha uma política de descarte. Para essa prática, é necessário você reunir os esforços de todos os colaboradores da sua oficina mecânica ou auto center, mesmo aqueles que não estão diretamente ligados a produção desses materiais.

4. Evite vazamentos de materiais

Para evitar o vazamento de materiais que podem agredir o meio ambiente, você deve utilizar contenções. Lembre-se que quando ocorre um vazamento, o tempo é algo precioso, pois quanto mais passar, mais difícil será controlar o problema. A contenção não evita o erro ou o incidente que provocou o problema, mas diminui o impacto causado.

5. Crie um sistema de gestão ambiental

Para implantar a oficina sustentável, você deve criar um sistema de gestão ambiental. Essa prática vai auxiliar os processos que serão implantados e que certamente demandarão um serviço extra da gestão e da sua equipe de colaboradores.

Com esse sistema, você poderá fazer designações aos colaboradores para que eles fiquem responsáveis pela gestão e administração das ações voltadas a manutenção da oficina sustentável.

6. Divulgue as práticas da oficina sustentável

Não adianta promover a sustentabilidade na oficina mecânica se seu público não sabe disso, não é mesmo? Portanto, divulgue as práticas da oficina sustentável para seus clientes e amigos. Mostre à sociedade que sua empresa se preocupa com o meio ambiente e com o impacto que ele pode sofrer.

Além disso, uma oficina sustentável tem a aprovação dos potenciais clientes e dessa maneira uma melhor imagem institucional. Sendo assim, mostre através de placas, selos verdes ou folders, posts nas redes sociais ou no blog que sua empresa respeita o meio ambiente e realiza ações para melhorá-lo. Além disso, participe de eventos em sua região que são voltados à preservação ambiental.

7. Respeite o meio ambiente

Você só vai alcançar a sustentabilidade na sua empresa se realizar ações voluntárias que ultrapassem os limites da promoção do seu negócio ou as exigências legais. As práticas de sustentabilidade devem ser realizadas de maneira sincera. Para isso, é necessário você ter o apoio de todos os membros da sua organização.

Portanto, não adianta implantar a oficina sustentável com o único objetivo de mostrar para a sociedade que sua oficina mecânica ou auto center tem preocupação ambiental, antes de qualquer coisa, é necessário que você tenha preocupação com o meio ambiente. A mudança precisa começar em você!

Viu como é importante ter uma oficina sustentável? Agora que você já sabe, que tal seguir nossas dicas? Coloque em prática as nossas sugestões e ajude a preservar o meio ambiente!

Quer espalhar a ideia de sustentabilidade? Que tal compartilhar o nosso artigo em suas redes sociais? Com certeza, dessa maneira você estará contribuindo para um mundo melhor!