Como montar um auto center de sucesso em 5 passos!

A maioria dos mecânicos usa suas habilidades para trabalhar para outra pessoa. Mas se você tem espírito empreendedor e quer investir em algo só seu, esta é uma boa posição para aprender como montar um auto center de sucesso.

Começar uma oficina mecânica do zero envolve muito mais do que somente saber como consertar carros. É preciso conhecer sobre administração, marketing, equipamentos e estar ciente dos custos que tudo isso envolve. Resumindo: você deve estar ciente de que é preciso muito trabalho duro e que, portanto, precisará se preparar adequadamente.

Pensando nisso, fizemos este material onde você aprenderá tudo que precisa saber para montar seu auto center, se lançar no mercado automotivo e atrair clientes! Continue lendo:

1. Monte um plano de negócios

Uma das primeiras coisas que você precisará fazer é formular um plano de negócios. Tenho certeza que você já ouviu o ditado antes: se você falha em planejar, você planeja falhar.

Toda empresa precisa de um plano, e esse plano é mais do que simplesmente algo como “vamos alugar uma loja e consertar carros para fazer dinheiro”. Não, é preciso definir um objetivo para onde seu negócio está indo.

Seu plano também incluirá coisas como métodos de publicidade e despesas, bem como custos iniciais específicos com os quais você terá que arcar, como a abertura de um CNPJ, o pagamento de impostos, entre outros.

O Sebrae possui um guia completo para te ajudar a montar um plano de negócios que serve como uma “mão na roda”. Vale a pena dar uma conferida.

2. Escolha o local do auto center

A localização do seu auto center possui um papel importante no sucesso (ou não) do seu negócio, por isso ela deve ser escolhida com cuidado. Lojas localizadas próximas a rodovias ou no meio dos centros urbanos tendem a se sair melhor, visto que esses são locais de grande movimento de veículos.

Você pode até mesmo ser capaz de encontrar um galpão antigo que já seja preparado para receber os equipamentos necessários, mas é preciso ter paciência e procurar. Ao escolher um local, certifique-se que você está levando em conta o quanto a locação vai lhe custar mensalmente.

Outra despesa importante que você terá com o espaço para o seu auto center é o seguro. Você vai precisar de um para a sua garagem, em casos de incêndio, desastre natural ou de um acidente de trabalho.

3. Defina os serviços que serão ofertados

Quando você decidi abrir uma loja de reparação de automóveis, você também precisa decidir quais os serviços vai oferecer. Você pode se especializar em uma determinada área, como sistemas de aquecimento e ar condicionado ou freios. No entanto, isso limitaria significativamente a quantidade de dinheiro que seu auto center poderia fazer.

A maioria das oficinas são gerais, mas lembre-se de que os clientes amam negócios de nicho, especializados, e se você focar em algum serviço, como reparação de motores e tuning para automóveis de alto desempenho, você terá uma credibilidade muito mais estabelecida para começar.

No entanto, às vezes é melhor oferecer tantos serviços quanto você puder. Mesmo se você ou seus mecânicos não possuírem ainda a experiência para executar um serviço específico, você pode terceirizá-lo até que tenha pessoal qualificado.

4. Escolha os melhores equipamentos

Os equipamentos que você escolhe para o seu auto center são parte da identidade dele: se você possui máquinas velhas e ruins, isso pode passar uma imagem de uma loja mal cuidada e desleixada na hora de executar os serviços.

Por isso, pesquise bem e procure o que há de melhor no mercado. Nessas horas, vale até fazer um investimento maior para contar com algo que não te trará dor de cabeça no futuro e que dará frutos por um longo tempo.

Quanto aos tipos de equipamentos que você precisará, com os serviços que serão ofertados definidos, você será capaz de montar uma pequena lista. Para te ajudar, abaixo listamos algumas das principais máquinas para cada tipo de manutenção, veja só:

Alinhador para os serviços de alinhamento;

Balanceador de rodas para o balanceamento;

Desmontadora para desmontagem rápida de rodas;

Elevador com rampa para realizar troca de óleo;

Elevadores hidráulicos para manutenção geral na parte inferior do veículo;

5. Aprenda a divulgar sua oficina

Por último, é importante que você olhe pense no marketing e na publicidade para atrair clientes para o seu auto center. A boa notícia é que hoje, com diversas ferramentas digitais disponíveis, fazer isso ficou muito mais fácil e barato.

Você pode usar o Marketing Digital para divulgar sua oficina, por exemplo. Por meio dele, você conseguirá aparecer no Google quando as pessoas pesquisarem por auto centers na sua região, além de atrair completos desconhecidos para sua marca.

Mas não se esqueça também das tradicionais táticas, como divulgar sua oficina no rádio, fazer uma bela fachada com o nome da sua loja e oferecer promoções para conquistar a primeira leva de clientes.

Claro que, na prática, gerenciar um negócio vai exigir muito mais do que isso. Contudo, seguindo essas dicas de como montar um auto center, você estará no caminho certa para se lançar no mercado e começar a fazer o nome da oficina!

Aproveite e baixe nosso e-book gratuitamente e veja como diferenciar a sua loja da concorrência e conquistar mais vendas!