Escolha uma Página

Independente do tamanho ou porte de sua oficina mecânica, mantê-la organizada é sem dúvida a melhor forma de otimizar espaço, economizar tempo, evitar acidentes e consequentemente aumentar os lucros de seu negócio.

Mas por que então ainda existe tantas oficinas desorganizadas?

Responder esta pergunta não é fácil, uma vez que organizar uma oficina mecânica requer uma mudança na mentalidade dos funcionários ou mesmo dos proprietários em alguns casos.

Mas o fato é que oficinas mecânicas que querem agregar valor aos seus serviços e se destacar no mercado precisam, cada vez mais, se adequar às  exigências dos novos consumidores, que não toleram mais atrasos, falhas técnicas e atendimento de má qualidade.

Se este for o caso de sua oficina mecânica, veja agora algumas dicas importantes de como manter a organização de sua oficina mecânica da forma mais eficiente possível.

1. Área de Inspeção

Ter uma Área de Inspeção em sua oficina mecânica significa dedicar uma área exclusiva para produtos acabados, que não precisam mais ser mexidos e estão aguardando somente a avaliação do cliente.

Ela é importante pois evita que os funcionários da oficina mecânica confundam os itens acabados com aqueles que ainda estão em manutenção, além de diminuir o risco de contaminação e sujeira causada por partículas suspensas de óleo ou graxa.

Caso o espaço da sua oficina seja limitado e não haja a possibilidade de criar uma área de inspeção, algumas boas práticas de otimização de espaços em oficinas mecânicas podem ser úteis nessa hora.

2. Painel de Ferramentas

O painel de ferramentas é uma solução econômica, rápida e simples para oficinas mecânicas que buscam organizar suas ferramentas e/ou peças menores, que geralmente ficam “perdidas” após serem utilizadas.

Criar um painel de ferramentas é muito simples. O mesmo pode ser feito a partir de uma chapa de metal ou madeira perfurada, com ganchos e caixas de plásticos penduradas, onde cada uma servirá para armazenar um tipo de peça ou ferramenta.

O mais interessante sobre o painel de ferramentas é que ele pode ser customizado com acessórios que conectam um painel ao outro ou suportes específicos para revistas e jornais.

3. Etiquetas

Outra dica simples para manter a organização de sua oficina mecânica é colocar etiquetas em todos as caixas, gavetas e ganchos da sua oficinas, especificando o que deve ser armazenado em cada local.

As etiquetas são tão eficientes quando se trata da organização de ambientes, que é uma das principais práticas do popular método de organização 5S, utilizada por laboratórios e montadoras de veículos ao redor do mundo.

Apesar de ser uma solução inteligente e econômica, nem sempre é uma tarefa fácil educar os funcionários a guardar as peças e ferramentas nos locais especificados, principalmente quando eles já estão acostumados com a desorganização.

Pode levar algum tempo, mas insistir nas correções e treinamentos periódicos é fundamental para garantir bons resultados no futuro.

4. Organização dos Equipamentos de Segurança

Equipamentos de segurança são essenciais para oficinas mecânicas que buscam agregar valor, prevenir acidentes ou mesmo evitar problemas legais.

Como cada funcionário possui seus próprios equipamentos de segurança e nem sempre todas as oficinas possuem um armário exclusivo para cada funcionário, é essencial que exista uma área exclusiva de sua oficina mecânica designada para o armazenamento deste tipo de material.

Isso porque, se não existir um lugar específico, a tendência é que os funcionários os deixem em qualquer lugar.

Para oficinas menores onde não há a possibilidade de instalação de um armário, uma boa dica é utilizar caixas de plásticos que, além de serem econômicas, não ocupam muito espaço e são de fácil limpeza.

5. Otimização de Espaços

Se você já acompanha o Blog da Engecass há algum tempo, deve ter percebido que damos muita importância à otimização de espaços em oficinas mecânicas.

Isso porque, com as margens de lucros cada vez menores e aumento do preço do metro quadrado, otimizar espaços é sem dúvida a solução mais inteligente para oficinas mecânicas que buscam se desenvolver no mercado sem precisar investir muito dinheiro em locação ou compra de imóveis.

E, quando se falar em otimizar espaços em oficinas mecânicas, contar com os duplicadores de vagas é essencial.

Isso porque, além de flexíveis e fácil operação, os duplicadores de vagas simplesmente dobram a capacidade das vagas de garagem dentro de sua oficina mecânica.

Existem vários tipos de duplicadores de vagas no mercado. Escolher o ideal para o seu caso vai depender exclusivamente das necessidades específicas de sua oficina, como tipo de instalação, capacidade de carga e disponibilidade econômica.

Na dúvida, o mais recomendado é entrar em contato com empresas especializadas neste tipo de equipamento, como a própria Engecass.

Quer saber mais sobre como manter a organização de sua oficina?

A Engecass publica semanalmente conteúdos relevantes para oficinas mecânicas, dando dicas ou fornecendo informações valiosas de mercado.

Conheça nossos produtos ou entre diretamente em contato com a gente para saber mais sobre os duplicadores de vagas ou qualquer outro equipamento que possa agregar valor à sua oficina mecânica.

Temos uma equipe especializada com anos de experiência no mercado, pronta para te atender da melhor forma possível.