Escolha uma Página

Construir uma garagem, seja para um prédio ou para abrir um estacionamento, demanda muito espaço. Uma garagem média exige de três a seis vezes mais metros quadrados do que a dimensão real de um carro para acomodar corredores de passeio, rampas e as dimensões de espaço de uma vaga padrão.

Além disso, garagens convencionais são cada vez mais caras de construir. Estruturas de estacionamento hoje custam de R$ 20.000 a R$ 40.000 por espaço, segundo o site Habitissimo, que reúne diversos orçamentos de construções.

Além do preço alto, outra questão que deve ser pensada é o uso da garagem no futuro: e se ela não for mais necessária? Como dar outra finalidade a uma estrutura de concreto com teto baixo e cheia de rampas?

O caminho para sair deste dilema é usar duplicadores de vagas. Esses equipamentos não são um conceito novo, mas até agora grande parte do uso deles ocorreu na Europa e na Ásia. Só no Japão, existem mais de 1,6 milhão de estacionamentos automatizados de uma forma ou de outra, o que mostra que essa é uma tendência que veio para ficar.

Quer saber mais? Continue lendo!

Como funcionam os duplicadores de vagas?

duplicador de vagas de estacionamento é um equipamento prático e fácil de operar que chegou ao mercado para solucionar um problema cada dia mais latenta nas cidades: o aumento da frota de carros.

Funciona da seguinte maneira: o primeiro veículo estaciona sobre uma plataforma que é elevada, liberando espaço para um segundo carro, que pode parar embaixo do primeiro. A operação é feita através de um controle presente no próprio equipamento, que são indicados para:

  • Aumentar o número de vagas em garagens de edifícios;
  • Otimizar a rentabilidade em estacionamentos comerciais;
  • Melhorar a organização em oficinas mecânicas.

Quais os benefícios de usar duplicadores na minha garagem?

Os duplicadores de vagas podem suportar pesos de até 4.000 kg e trazem diversos benefícios. Conheça alguns deles abaixo:

Reduzem a quantidade de m² necessários

Os duplicadores de vagas reduzem a quantidade de metros quadrados necessários por carro em até 80%, ao utilizar o espaço vertical de forma mais eficiente, eliminando rampas, lajes de concreto e, em alguns casos, eliminando completamente os corredores de acionamento.

Isso significa que o construtor pode satisfazer a demanda por vagas de hoje com muito menos espaço, liberando área para outros usos.

Diminui as despesas de construção

As despesas de construção também diminuem. Por exemplo, três níveis de carros em uma estrutura automatizada usam o mesmo espaço vertical que uma garagem convencional de dois níveis. Custos pesados de construção são economizados eliminando um piso inteiro de concreto e rampas.

Quanto aos estacionamentos no subsolo, a economia de espaço por carro pode eliminar alguma ou toda a necessidade de ir até o subterrâneo. O custo de uma garagem totalmente subterrânea muitas vezes pode ser cortado pela metade usando duplicadores.

Facilita a reutilização do espaço no futuro

A melhor parte é que o espaço de uma garagem com duplicadores de vagas pode ser reutilizado se a procura por estacionamento decrescer com o tempo. Isso porque um estacionamento que utilize esses equipamentos geralmente é construído em um espaço retangular com tetos altos e sem rampas.

Quando o estacionamento não for mais necessário, basta desmontar a estrutura, movê-la para fora, e recuperar a área para utilizá-la com outras finalidades. Os duplicadores te dão uma opção livre para o futuro, sem ter de fazer um sacrifício em não atender às demandas atuais.

Resolver o problema de espaço e estacionamento não precisa ser um dilema. Duplicadores de vagas automatizados são uma solução inteligente que está pronta para atender às suas necessidades, tanto hoje quanto no futuro.

E você? Gostou do nosso post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas!