Escolha uma Página

Um dos maiores problemas de quem tem auto center ou oficina mecânica é saber como contratar um bom mecânico. A mão de obra qualificada é importante porque o profissional precisa ter certos fatores fundamentais que farão a diferença na hora de atender os clientes, principalmente os mais exigentes.

No entanto, como contratar um bom mecânico para sua oficina ou auto center? Neste post, listamos 10 dicas para você não errar na hora de escolher o profissional para fazer parte da sua equipe. Quer ficar por dentro de cada uma delas? Então, confira!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do setor automotivo!

1. Escolha os melhores currículos

O currículo é o primeiro contato que você terá com o candidato e a primeira maneira de como contratar um bom mecânico. No entanto, essa é uma fase desafiadora, pois nem sempre você consegue colher todas as informações que precisa.

Outro ponto é conseguir um bom número de perfis profissionais para analisar, por isso, é preciso que você divulgue nas redes sociais, na sua empresa e em canais de comunicação que tem uma vaga disponível na sua oficina ou auto center para que você possa escolher os melhores currículos.

2. Entreviste os candidatos

Depois da triagem é hora de entrevistar os candidatos. Marque um encontro e faça perguntas que você possa conhecê-los melhor.

Planeje a entrevista para que você não corra o risco de deixar os questionamentos mais importantes de lado. Para não esquecer nada você deve fazer anotações em cada currículo e tirar as suas dúvidas.

3. Avalie o período de experiência do candidato

Depois de escolher o candidato, contrate-o por um período de experiência. A duração dessa fase será de acordo com o que você e o funcionário combinarem.

Dicas de como contratar um bom mecânico para sua oficina - Avalie a experiência do candidato

Durante esse tempo, o mecânico já estará no seu quadro de funcionários, mas será testado e você poderá decidir se ele continuará ou não, fazendo parte do quadro de funcionários da sua equipe.

4. Ofereça boas gratificações

Bons salários e benefícios são importantes para manter sua equipe motivada. Por isso, ofereça um bom salário compatível com o mercado.

Lembre-se que muitas vezes é melhor investir em um bom funcionário pagando-o bem do que perdê-lo para a concorrência. Valorize o profissional da sua equipe!

5. Observe se o candidato tem certificações

Você também deve observar se o candidato tem certificações e diplomas na área. Caso tenha, isso significa que ele é engajado e busca conhecimento, logo será um bom funcionário para sua oficina mecânica ou auto center.

É importante que o profissional seja atualizado e sintonizado com as tendências do setor automotivo.

6. Invista em quem tem potencial

O período de experiência também serve para você saber se o funcionário tem ou não potencial e essa também é uma boa dica de como contratar um bom mecânico.

As empresas de sucesso são aquelas em que os funcionários estão atualizados e que promovem cursos e especializações para lidar com várias situações.

O profissional que gosta de aprender é aquele que você deverá contratar de fato para a sua empresa.

7. Veja se o candidato tem um diferencial

Além das certificações, veja se o profissional tem outros diferenciais para contribuir na sua empresa. Ele deve ser proativo, ter senso de urgência, facilidade de se comunicar para que não tenha dificuldades de trabalhar com a sua equipe.

Veja se o candidato tem um diferencial

Além disso, ele deverá ter os valores que você considera importante para um profissional da sua oficina mecânica ou auto center.

8. Saiba que não existe mecânico perfeito

Você que deseja saber como contratar um bom mecânico para sua oficina ou auto center, lembre-se que não encontrará o profissional com todas as aptidões que deseja.

No entanto, você precisa entender que pode ser importante para sua empresa contratar alguém que tenha disposição para trabalhar em equipe e goste de aperfeiçoar os conhecimentos.

9. Alinhe os objetivos

Alinhar os objetivos também é uma maneira de como contratar um bom mecânico para sua oficina ou auto center. O profissional ideal é aquele que compreende as necessidades e metas da empresa.

Por isso, certifique-se de que sua equipe de mecânicos está em sintonia com as propostas e valores da empresa. Faça reuniões periódicas e exponha o que a empresa procura envolvendo-a para trabalhar a favor desses objetivos.

10. Invista na formação de aprendizes

Essa dica é para você que deseja contratar um bom mecânico, selecionou os currículos, mas ainda não ficou satisfeito com as opções que encontrou no mercado. Há uma solução para isso. Você pode investir na formação de aprendizes.

Às vezes é difícil encontrar um profissional pronto e, por isso, é melhor oferecer cursos de capacitação e treinamento pessoal. Seu tempo de investimento pode ser maior? Sim, mas é uma das melhores alternativas, pois o profissional em formação valoriza ainda mais a empresa que trabalha.

Agora que você já sabe como contratar um bom mecânico para sua oficina ou auto center, poderá escolher os profissionais ideais da sua empresa, não é verdade? Siga as nossas dicas e acerte na sua escolha!

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post sobre profissionalização do seu mecânico!