Escolha uma Página

O ano de 2019 está aí e é hora de pensar em como aumentar o faturamento da oficina mecânica. Essa é uma das principais preocupações de quem tem este tipo de negócio. Entretanto, você sabia que com dicas simples é possível dobrar seu faturamento? Basta estudar cada decisão que você tiver que tomar e contar com os parceiros certos.

Então, se você é mecânico ou eletricista automotivo e deseja aumentar seu faturamento em 2019, preste atenção em nosso post! Nele, vamos dar algumas ideias para você aplicar em seu dia a dia!

Analise e projete os principais controles financeiros

Você deve analisar e projetar os principais controles financeiros da empresa como: fluxo de caixa, custos, despesas, contas a pagar e a receber, estoques e bancos. Dessa forma, terá um empreendimento mais organizado e poderá pensar em como aumentar o faturamento.

Precisando de mais clientes? 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica

Preveja o capital para honrar compromissos

Outra maneira de como aumentar o faturamento da sua oficina mecânica é prever o capital de giro necessário para honrar os compromissos previstos no fluxo de caixa e manter o negócio funcionando.

Há alguns fatores que aumentam a necessidade de capital de giro, como por exemplo: compras à vista, vendas a prazo, estoques altos, redução no prazo de pagamento de fornecedores, dívidas não cobradas, retiradas além da capacidade da empresa, entre outros.

Faça o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

Outra planilha que deve ser feita com antecipação é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE). Diferente do fluxo de caixa, que apresenta apenas as entradas e saídas, o DRE também registra depreciações e amortizações. Ele também ajuda no cálculo do Ponto de Equilíbrio da empresa.

O DRE aponta a viabilidade da sua oficina mecânica, o lucro líquido que será possível aferir e, desta maneira, ajuda a projetar quantas unidades do produto/serviço que precisarão ser vendidas para cobrir todas as despesas fixas e variáveis e os custos de produção e operação.

Analise e projete os custos variáveis de sua oficina

Você também deve analisar e projetar os custos variáveis da sua oficina mecânica. Portanto, conheça cada um, observe o percentual deles com relação às receitas e como eles vão evoluir nos meses e anos futuros.

Dessa forma, você terá uma visão clara dos custos que merecerão maior atenção e, quais devem ser diminuídos para beneficiar o seu negócio. Monitore-os pelo percentual que representam com relação à receita, reduzindo essa proporção.

Projete todas as vendas a prazo

Projete com detalhes todas as vendas a prazo já realizadas. Veja quando elas devem entrar mês a mês no ano. Faça um sistema de alerta para o que precisar ser cobrado e não deixe de cobrar os atrasos dos seus clientes. Assim, você evitará problemas financeiros.

Calcule o índice de inadimplência da empresa

Você também deve calcular o índice de inadimplência da empresa para ter um fluxo de caixa mais realista. Esse cálculo pode ser feito dividindo o total de contas a receber que estão atrasados pelo total a ser recebido no período. Caso esse índice seja elevado, o sistema de cobranças deve ser revisto e aperfeiçoado.

Crie um cronograma de como aumentar o faturamento

Defina metas e ações necessárias para você poder aumentar o faturamento. Por isso, crie um cronograma. Liste tarefas e responsabilidades tanto para você quanto para os colaboradores e avalie mensalmente os resultados, comparando-os com o que foi projetado. Faça correções de rumo, caso necessário.

Invista em equipamentos automotivos

Você também deve investir em equipamentos automotivos. Essa é uma boa ideia para quem deseja aumentar seu faturamento.

Invista em equipamentos automotivos

Compre elevadores automotivos, balanceadora de pneus, alinhador, rampa de alinhamento e até mesmo duplicador de vagas. Todos esses equipamentos vão oferecer serviços de qualidade aos seus clientes e muita agilidade nos processos da sua oficina.

Como você pode ver há várias formas de como aumentar o faturamento da sua oficina. No entanto, para que isso se torne uma realidade, você deve se planejar, colocar suas metas no papel , seguir as dicas do nosso post, criar um cronograma de ações e sim, ter os melhores equipamentos do mercado. Seguindo as nossas dicas, você terá um 2019 muito lucrativo!

Gostou do nosso conteúdo? Quer ler mais sobre o ramo automotivo? Continue acessando o nosso blog e veja o mercado e o futuro da reparação automotiva!