Escolha uma Página

A produtividade é a melhor maneira de garantir um melhor rendimento da sua equipe. Ela também é importante para garantir a satisfação dos clientes e, consequentemente, o aumento nos lucros do negócio como um todo. Portanto, é importante você promover ações em sua oficina mecânica para aumentar essa produtividade. Mas, quais seriam essas ações?

Neste post, vamos mostrar a você que há maneiras de aumentar a produção da sua equipe de colaboradores e melhorar os processos. Ficou interessado em aprender tudo com a gente? Então, acompanhe com muita atenção o nosso artigo!

O que é ter maior produtividade?

Ter produtividade é ter a capacidade de produzir produtos ou serviços de valor, em grande quantidade, sem perder a qualidade ou a saúde dos processos envolvidos. Em oficinas mecânicas, a produtividade está ligada ao treinamento e acompanhamento dos funcionários, a organização e a otimização do espaço e a operação e manutenção dos equipamentos.

Qual é o principal erro das oficinas mecânicas no processo produtivo?

O maior erro das oficinas mecânicas em relação a produtividade é a ausência ou a não implementação dos processos precisos. Esses processos devem ter definições claras e instruções bem definidas para a execução de tarefas.

Uma boa dica é começar pelo mais simples. Você pode criar e registrar um documento no qual todos os passos de cada serviço oferecido por sua oficina mecânica, serão descritos da forma mais intuitiva possível, com todos os prazos, funcionários, equipamentos envolvidos e recursos.

Como aumentar a produtividade na oficina mecânica?

Tenha equipamentos de qualidade

Isso pode parecer ser óbvio, mas tem muita oficina mecânica que quer oferecer um serviço diferenciado, mas utiliza um equipamento ultrapassado e incompatível com as necessidades do mercado. No entanto, quando se trata de equipamentos, é importante levar em consideração a compra de um equipamento inovador e moderno, que facilitará o trabalho de toda sua equipe. Os alinhadores 3D, as balanceadoras computadorizadas e os duplicadores de vagas são exemplos de equipamentos que agregam valor ao seu serviço e, consequentemente, aumentam os lucros de sua oficina.

Invista na capacitação dos colaboradores

Nada mais garantido para melhorar a produtividade na oficina mecânica do que qualificar seus colaboradores nas mais diversas áreas. Você pode promover um curso para que seus funcionários aprendam a utilizar as ferramentas mais recentes no mercado, cursos de gestão de tempo e atendimento aos clientes.

Enfim, quanto mais cursos você oferecer para seus colaboradores, maior será a qualidade do serviço entregue. Além disso, seus funcionários se sentirão mais valorizados e perceberão que realmente fazem parte do negócio.

Organize as demandas

Organize as demandas para que os serviços sejam entregues nos prazos. Você pode fazer isso calculando o tempo gasto em cada tipo de atividade realizada na oficina mecânica. Também é necessário contabilizar os possíveis atrasos em entregas de peças que você precisou solicitar para um revendedor.

Caso você tenha algum imprevisto e uma entrega precise ser adiada, avise o cliente com antecedência para que ele possa se reorganizar e não perca a viagem para buscar o carro que ainda não está pronto.

Crie normas de conduta para os funcionários

Se você trabalha em uma oficina mecânica, já deve ter visto que algumas das coisas que mais prejudicam a produtividade da equipe são as conversas, brincadeiras ou as pausas constantes durante o horário de trabalho. Resolver tais problemas não é uma tarefa muito fácil e tudo vai depender da filosofia da oficina em relação aos funcionários. No entanto, a solução é criar normas de condutas que, caso não sejam cumpridas, podem resultar em advertências ou restrições.

Estabeleça metas e incentivos

Outra boa alternativa para aumentar a produtividade na oficina mecânica é estabelecer metas e incentivos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, estes incentivos não precisam ser financeiros. Você pode por exemplo, oferecer dias de folga ou premiações como “funcionário do mês”, que são comprovadamente eficientes para oficinas com orçamento enxuto.

Promova a boa comunicação na oficina mecânica

Por fim, tudo isso só irá funcionar se você tiver uma boa comunicação com seus colaborares. A comunicação evita mal-entendidos que podem gerar atrasos ou retrabalhos. Com isso em mente, utilize a forma mais fácil de realizar esse tipo de endomarketing, seja por meio de murais internos, seja por e-mail ou qualquer outro meio de comunicação que você e seus funcionários julguem mais eficaz.

Independente da escolha, mantenha a comunicação sempre atualizada e garanta que a mensagem seja sempre entregue da melhor maneira possível. Seguindo essas dicas, a produtividade vai aumentar na oficina mecânica, seus funcionários se sentirão mais valorizados e o serviço será de melhor qualidade, garantindo a fidelização dos seus clientes.

Viu como é fácil aumentar a produtividade da oficina mecânica? Agora que você aprendeu essas dicas, que tal colocá-las em prática?

Gostou do nosso conteúdo? Baixe nosso e-book e aprenda 60 dicas para atrair novos clientes para sua oficina!

O melhor Elevador Automotivo a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Engecass