Escolha uma Página

Uma das maneiras de aumentar a produtividade da oficina é definir alguns procedimentos. Se cada mecânico tem sua maneira de trabalhar, será difícil a sua oficina alcançar um alto nível de organização. Saiba que as oficinas de referência desenvolvem um padrão de atendimento, e ter um padrão, mostra o seu compromisso com o cliente e com a qualidade e a produtividade da empresa.

Mas como aumentar a produtividade da sua oficina tornando os procedimentos padrões? Neste post, vamos apresentar algumas ideias para você aplicar no dia a dia do seu negócio. Quer conferir com a gente? Acompanhe com muita atenção o nosso artigo!

Capriche nas instalações

Se você deseja aumentar a produtividade da sua oficina mecânica, precisa pensar nas instalações do seu negócio. Não dá para apresentar a um cliente uma oficina suja e mal organizada. Hoje, os clientes têm mais confiança em um empreendimento limpo e sem aqueles antigos pôsteres de futebol nas paredes.

Conte com mecânicos certificados

Os mecânicos que possuem certificações são capacitados para tal função. Portanto, incentive-os à participar de cursos técnicos. Também vale a pena promover palestras na sua oficina mecânica com consultores, como os do Sebrae.

Aumente sua produtividade com o Checklist de Manutenção Preventiva da Engecass

Eles poderão falar sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que ajudarão o seu negócio crescer.

Tenha ferramentas eficientes

As ferramentas e os equipamentos automotivos que existem no mercado são realmente eficientes. Não dá para trabalhar com equipamentos ultrapassados e que não atendem os atuais automóveis.

Você que é do ramo sabe que os veículos estão cada vez mais tecnológicos e por isso sua oficina mecânica precisa acompanhar essa evolução para aumentar a produtividade.

Priorize o bom atendimento

Contrate colaboradores que realmente queiram trabalhar na sua empresa. O cliente deve ser recebido por um funcionário que seja atencioso e educado. Lembre-se que o bom atendimento é essencial para aumentar a produtividade do seu negócio.

Afinal de contas, a melhor propaganda é aquela que é feita por quem frequenta a sua oficina, não é verdade? E cliente que é bem recebido, indicará o seu negócio para os outros clientes.

Incentive o uso do uniforme

Outra dica, principalmente para você tornar os procedimentos da sua oficina mecânica padrões, é incentivar o uso do uniforme dos seus funcionários. Pense: qual é a impressão que o cliente terá quando chegar à sua oficina e encontrar os colaboradores uniformizados?

Com certeza, ele saberá que você prioriza a organização do seu negócio, não é mesmo? Então, converse com sua equipe, troque uma boa ideia quanto ao tipo de uniforme e coloque tudo em prática.

Compre Equipamento de Proteção Individual

O uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) também é um procedimento padrão. Esses equipamentos aumentam a produtividade da sua oficina, porque preservam a saúde dos funcionários e evitam possíveis acidentes.

Luvas, por exemplo, evitam que seus colaboradores sofram arranhões. Outro equipamento importante são as máscaras que protegem as vias respiratórias, os protetores de ouvido, botas apropriadas e aventais.

Tenha uma boa gestão dos agendamentos

Também é importante caprichar na gestão dos pedidos e agendamentos de reparos. Isso garante um bom fluxo de trabalho. Portanto, calcule de antemão o tempo gasto para você realizar cada reparo, informe seu cliente sobre a possibilidade de demora em uma ou mais etapas, sempre explicando os motivos de minimizar os conflitos.

Delegue tarefas

É importante você selecionar as áreas em que cada tipo de serviço é feito, e deixe sua equipe ciente de quais são as etapas que cada funcionário deve participar.

Aumente a produtividade da sua oficina mecânica com procedimentos padrões

Isso garante que todo o serviço saia sincronizado e nenhum funcionário tenha, por exemplo, que esperar em demasia pela tarefa do colega para completar todo o processo de reparos.

Cumpra a legislação

É importante cumprir com toda a legislação para aumentar a produtividade da sua oficina mecânica. Além de estar em dia com toda a documentação da sua empresa, você deve colocar em prática os procedimentos padrões que citamos até aqui e todas as Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que criam um padrão de qualidade que é respeitado pelos clientes.

Quando você utiliza os procedimentos padrões, você consegue aumentar a produtividade da sua oficina e conquista clientes fiéis. Entretanto, sempre respeite a legislação para ter sucesso na sua empresa!

Quer aprender um pouco mais sobre gestão de negócios? Acesse o nosso próximo post e veja como deixar sua empresa mais sustentável!