Escolha uma Página

A administração do tempo na oficina mecânica é essencial para se destacar no mercado automobilístico. Isso porque você mantém a oficina organizada e consegue fazer com que toda sua equipe atenda as demandas que existem.

No entanto, para que você saiba otimizar o tempo na sua oficina mecânica e aumentar a sua produtividade e rendimento, preparamos este post. Nele você vai aprender como medir a administração do tempo na sua empresa. Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe!

Invista na capacitação da sua equipe

Um mecânico com experiência é importante para qualquer oficina mecânica. É que este profissional sabe como fazer a administração do tempo. No entanto, para possuir o conhecimento necessário, você deve promover treinamentos e outros eventos de aprendizagem.

Por isso, se você deseja medir a administração do tempo na sua oficina mecânica participe de treinamentos para aprender como utilizar as novas ferramentas e equipamentos. Se capacite para diferentes tipos de conserto, aprenda novas tecnologias, entre outros. De fato, são vários os assuntos que podem torná-lo um grande profissional.

Além disso, você pode ajudar em alguns treinamentos que desenvolvam as capacidades dos seus funcionários. A gestão do tempo, por exemplo, é uma maneira de tornar a rotina da oficina mecânica mais organizada, e isso reflete na produtividade dos seus colaboradores.

Seja organizado

Um dos maiores problemas que muitas oficinas enfrentam é a falta da organização. Além disso, a pressa de alguns mecânicos faz com que eles deixam as ferramentas espalhadas e a sujeira acumulada no local de trabalho. Isso não compromete apenas o serviço, mas coloca em risco a saúde e a segurança dos funcionários. Sem falar que atrasa todo o trabalho.

Portanto, ter um ambiente organizado e limpo possibilita que os profissionais encontrem todas as ferramentas de que precisam no mesmo lugar. Além disso, uma oficina suja causa má impressão ao cliente e ao mesmo tempo coloca sua própria equipe em risco. Afinal, uma poça de óleo escondida pode levá-lo a um tombo feio, não é mesmo?

E como resolver o problema da limpeza e da organização? É simples! Basta pedir que cada um faça uma pequena limpeza após concluir qualquer reparo. Não custa nada jogar o lixo fora, guardar as ferramentas e varrer a poeira. Isso evita o acúmulo de sujeira e a perda de ferramentas compartilhadas entre os mecânicos.

Tenha os equipamentos que precisa

Não adianta contar com o melhor dos mecânicos se ele não tiver as ferramentas necessárias para a realização do seu trabalho. Por isso, compre e faça a manutenção dos equipamentos que sua oficina precisa para trabalhar a todo vapor.

E aí não basta comprar. É necessário fazer uma inspeção periódica na qualidade das ferramentas e dos equipamentos. Inclusive, não deixe de incentivar os funcionários a informar quando alguma coisa precisar ser substituída.

Quando um mecânico tem todas as ferramentas que precisa, ele realiza reparos e ajustes de maneira mais rápida e com isso consegue investir na administração do tempo. Além disso, garante a qualidade do serviço que tornará seus clientes fiéis.

Divida as tarefas entre a equipe

Não importa se o mecânico é um expert no assunto. Ninguém consegue trabalhar direito se as tarefas são passadas a cada vinte minutos. Afinal, a interrupção de um reparo faz com que o mecânico esqueça o ponto que parou, demorando ainda algum tempo para retomar o serviço. Isso sem falar nos riscos de um conserto mal feito!

Portanto, é importante dividir as tarefas entre os membros da equipe e distribuí-las. No máximo, deixe o mecânico informado em relação à próxima tarefa que ele deve fazer, mas nunca crie uma grande fila de responsabilidades. Quando o profissional realiza uma tarefa de cada vez, todos os profissionais se tornam mais eficientes.

Faça um cronograma

Como já explicamos, é importante que as tarefas sejam divididas entre os funcionários. Além de você evitar que o trabalho se acumule sobre alguns, você não prejudica o  foco em relação ao que deve ser feito. Isso controla a lista de serviços pendentes.

Portanto, faça um bom planejamento e crie um cronograma de serviços. Nele, você deve incluir qual o veículo em questão, o reparo ou ajuste específico que deve ser feito e qual o prazo da entrega.

Viu como é fácil medir a administração do tempo em sua oficina mecânica? Agora que você já sabe, que tal colocar tudo em prática? Siga as nossas sugestões e administre bem o tempo na sua oficina!

Gostou das nossas dicas? Leia o nosso próximo post e conheça alguns benefícios para sua oficina mecânica!