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Se você já acompanha o Blog da Engecass há algum tempo já deve ter percebido que regularmente abordamos as mudanças no comportamento dos consumidores e necessidade – cada vez mais urgente – de oficinas mecânicas e auto centers se adaptarem à um mercado muito mais exigente e diferenciado do que aquele de alguns anos atrás.

Mas, na prática, quais são as estratégias indispensáveis para auto centers que buscam “se destacar na multidão” e conquistar novos clientes nos próximos anos?

Pensando em auxiliar os proprietários e funcionários de auto centers com as melhores informações possíveis, separamos as três estratégias que mais têm apresentado os melhores resultados quando se trata de atrair novos clientes e se diferenciar dos concorrentes.

Caso tenha alguma dúvida ou crítica sobre as estratégias apresentadas aqui, sinta-se à vontade para usar a seção de comentários no final do texto.

Será um prazer continuar esta conversa por lá!

1. Marketing Digital

Dedicar um orçamento para ações de marketing, há alguns anos, era uma estratégia impensável para praticamente todas as oficinas mecânicas e auto centers brasileiros.

Afinal, por mais que os meios de comunicação tenham evoluído e as formas como as pessoas se conectam mudar quase que diariamente, muitas pessoas ainda associam o marketing com outdoors e propagandas de TVs super caros e inacessíveis para “meros mortais”.

Felizmente, a realidade é completamente diferente. Com a maioria dos brasileiros na internet e as milhares de possibilidades que ela oferece para exposição de marcas, atualmente é possível investir em anúncios no Facebook e Google (principais mídias brasileiras) a partir de um orçamento mínimo e ainda atingir milhares de pessoas da sua região de atuação.

Parece bom demais para ser verdade? Uma pesquisa recente realizada pela IAB (Interactive Advertising Bureau) constatou que 70% dos internautas brasileiras já usam a internet para se relacionar com as marcas e cerca de 15% a usam para de fato fechar negócios.

O mais interessante disso tudo é que o Marketing Digital não se limita apenas à publicidade e propaganda. Estratégias inovadoras como Inbound Marketing e E-mail Marketing também têm se provado extremamente eficientes quando o assunto é atrair um público qualificado a partir de um baixo investimento.

Primeiro Passo: Estude um pouco mais sobre Inbound Marketing e comece a produzir conteúdos que possam ser úteis para o público que você quer atingir.

2. Pós-venda

Contar com uma estratégia de pós-venda definitivamente não é uma prática comum entre os auto centers e as oficinas mecânicas brasileiras, e por isso consiste numa excelente oportunidade para inovar e se destacar dos concorrentes.

Mas o que é a pós-venda?

Quando você realiza um serviço em seu auto center (por mais simples que este seja) existem chances do cliente retornar para a sua oficina. Apesar disso depender muito da qualidade do serviço prestado, contar com um “plano de ação” com formas de se reconectar com o cliente pode aumentar muito as chances deste retorno realmente acontecer.

Uma estratégia de pós-venda não precisa ser complexa ou envolver vários funcionários – na verdade quanto mais simples mais fácil será colocá-la em prática. Um exemplo de estratégia pode ser o seguinte:

  • Uma semana após a realização do serviço, entrar em contato com o cliente e verificar se o mesmo está satisfeito com o serviço prestado.

  • Entrar em contato periodicamente para oferecer promoções e serviços exclusivos para clientes recorrentes.

  • Sempre oferecer informações de qualidade que realmente melhorem a vida do cliente e aumenta sua confiança em seus serviços.

Quer saber mais sobre estratégias de pós-venda? Confira este texto com dicas valiosas (e desconhecidas) para tornar sua oficina ou auto center mais eficiente.

Primeiro Passo: Defina um check-list de simples execução com os exemplos citados acima e comece a colocar em prática o mais rápido possível.

3. Serviços com alto valor agregado

“Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.”

Apesar de ter sido utilizada em um contexto totalmente diferente do mercado automotivo, essa frase famosa de Albert Einsten representa muito bem um dos maiores desafios de oficinas mecânicas e auto centers que buscam se destacar mas por alguma razão não conseguem “sair do lugar”.

Com mais de 97 mil oficinas mecânicas e auto centers espalhados por todo o Brasil (isso sem contar os estabelecimentos sem registro), oferecer apenas os serviços mais básicos como alinhamento de direção, balanceamento de rodas e reparos menores não é mais o suficiente para conquistar novos clientes e fazer o negócio realmente crescer.

É preciso inovar com equipamentos modernos, digitais e computadorizados que, além de agregarem valor aos seus serviços e atrair um público muito mais qualificado, também aumentam a produtividade e segurança dentro do seu empreendimento.

Primeiro Passo: Confira os equipamentos automotivos mais modernos do mercado brasileiro e veja os que melhor se encaixam com sua necessidade e disponibilidade de recursos – mas não deixe para depois!

Se preferir, sinta-se à vontade para entrar em contato com um de nossos consultores. Temos mais de 20 anos de experiência na fabricação e distribuição de equipamentos automotivos e sem dúvidas encontraremos a melhor solução para o seu auto center se destacar e atrair novos clientes.