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Você já deve ter percebido que gerenciar uma oficina mecânica pode dar mais trabalho do que parece, não é mesmo? Controlar estoque, verificar o caixa todos os dias, negociar valores com seus distribuidores, supervisionar o trabalho dos seus funcionários e manter um bom relacionamento com os clientes são atividades complexas e que precisam de uma boa gestão.

Por isso, o post de hoje é para você que deseja melhorar a gestão da sua loja de automóveis, auto center ou oficina mecânica, pois separamos 10 dicas que vão lhe ajudar a levar seu negócio para o caminho certo. Ficou interessado em aprender com a gente? Então, acompanhe a leitura do nosso post!

1. Invista em tecnologia

Mesmo que você não goste da tecnologia é preciso investir em programa que auxilia na estruturação da sua oficina mecânica. Escolha um que seja funcional e que faça uma abordagem completa do controle das atividades, como cadastro e volume dos clientes, serviço executado, estoque e acompanhamento financeiro. Com certeza, um bom software de gestão será muito importante para sua empresa.

2. Tenha o cadastro dos seus clientes em dia

Uma oficina mecânica precisa ser organizada e para isso é necessário manter o cadastro dos seus clientes em dia. Afinal, conhecer seu público ajudará nos serviços oferecidos e você saberá qual é o cliente mais exigente e qual o que gosta de um serviço mais personalizado. Além disso, com o cadastro atualizado você fideliza o cliente, pois se ele não aparecer para revisão, você poderá lembrá-lo da importância do serviço.

3. Segmente o serviço da sua oficina mecânica

É importante você segmentar o serviço para melhorar a gestão de sua oficina mecânica. A segmentação melhora a qualidade do seu trabalho e reduz custos. Com a segmentação é possível investir em equipamentos específicos como elevadores automotivos, balanceadoras e desmontadoras de pneus que podem ajudá-lo a oferecer um serviço rápido e de qualidade para os seus clientes.

4. Padronize sua rotina de trabalho

Tenha uma rotina de trabalho padronizada, principalmente em relação aos setores burocráticos, como o fornecimento de orçamentos, financeiro e na execução do serviço. Essa padronização ajuda no processo de mensuração dos resultados e facilita na identificação dos erros e dos acertos. No entanto, é importante dizer que você deve padronizar, mas também deve estar aberto às mudanças. Afinal, é preciso trabalhar visando a melhoria contínua da sua empresa.

5. Tenha bons fornecedores

Uma oficina mecânica para ser um negócio de sucesso precisa ter bons fornecedores. Por isso, a nossa dica é você explorar o mercado online de auto peças. Você pode ter inúmeras vantagens, como por exemplo: comodidade, agilidade, variedade de produtos, pagamento facilitado, entrega rápida e descontos.

6. Faça o fluxo de caixa diariamente

Essa é a melhor maneira de descobrir quanto seu negócio fatura por dia e por mês. Quando você faz o fluxo de caixa, você controla a situação financeira da sua oficina mecânica e evita sustos. Com esse controle, você tem uma ideia real de quanto de dinheiro está entrando e saindo da sua empresa.

Outra vantagem é que dá para controlar quais os produtos e serviços dão mais lucro para o seu negócio e quais os profissionais que realizam mais atendimentos. Essas informações também servirão para indicar se sua empresa está no caminho certo ou se você terá que fazer mudanças que impactarão os resultados a curto e médio prazos da sua oficina mecânica.

7. Separe seu dinheiro pessoal do capital da sua empresa

Um erro muito comum entre os empreendedores e que pode acabar com qualquer negócio, é não separar o dinheiro pessoal do capital da empresa. O dinheiro da sua empresa não deve ser gasto para pagar suas despesas ou compras pessoais. Você precisa ter um capital de giro. Afinal, como fazer a manutenção dos automóveis e comprar peças nos fornecedores se você não tem esse capital?

Quando você confunde o seu dinheiro com o da empresa, você dificulta a própria gestão e colabora para que seu negócio entre no “vermelho”, não tenha mais lucro e sim prejuízo.

8. Aproxime dos concorrentes

Você deve estar pensando agora: eu, aproximar dos concorrentes? Sim, você deve fazer isso. Sabe porque? É provável que seus concorrentes estejam enfrentando os mesmos desafios que você. Eles também pensam em soluções que facilitam a gestão e melhorem o faturamento da empresa.

Por isso, você deve manter contato e ter uma relação amigável com eles através de conversas e trocas de ideias. Também é possível que você descubra quais medidas tomadas por eles funcionaram e geraram bons resultados.

9. Faça planilhas no computador

Você deve organizar todos os dados da sua empresa no computador. A dica aqui é montar pequenas planilhas. Você pode usar o programa Excel se você preferir. Também fica mais fácil procurar as informações que estão digitadas com a barra de pesquisa, em que você só precisa apenas colocar o nome da pessoa ou do serviço que foi realizado.

10. Divulgue promoções nas redes sociais

Outra dica de gestão para sua oficina mecânica é divulgar as promoções nas redes sociais. Escolha um dia da semana e faça pacotes de serviços, dê um bom desconto e ofereça algum brinde para seu cliente, que pode ser até uma segunda revisão do automóvel. Abuse da sua criatividade e fortaleça seu negócio!

Agora que você aprendeu essas dicas para melhorar a gestão da sua oficina mecânica, que tal colocá-las em prática? Dessa maneira você terá sua empresa organizada e poderá conquistar seus clientes!

Quer continuar lendo conteúdos como este? Fique com a gente aqui no blog!