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10 dicas de marketing para seu auto center

Quem é proprietário de auto center sabe que a concorrência com as empresas do ramo automotivo é grande e o cliente está cada vez mais exigente. Por esse motivo, é importante investir em marketing digital que atrai, conquista e fideliza clientes.

O marketing, quando é bem feito, lhe dá autoridade, principalmente na Internet e faz com que você seja respeitado no meio que atua. Mas como trabalhar o marketing no auto center? No artigo de hoje, vamos apresentar 10 dicas para você aplicar na sua empresa. Ficou interessado em aprender com a gente? Então, vamos lá!

1. Defina seu cliente ideal

A primeira dica que temos para você é que deve definir seu público ideal. Para isso, você deve descrever seu principal cliente, aquele que vem sempre no seu auto center. Depois do perfil definido, faça seu plano de marketing pensando em seu público-alvo. Você também pode desenhar um planejamento e buscar outro público e aumentar sua clientela. Nesse caso é necessário saber o que realmente você quer fazer para poder atender cada consumidor.

2. Estude a concorrência

Outra dica para trabalhar o plano de marketing do seu auto center é estudar a concorrência. Veja o que as outras pessoas estão fazendo. Não é para você copiar a estratégia dos outros auto centers, a ideia aqui é entender como eles estão atraindo e mantendo os clientes. É importante observar se a concorrência faz promoções, se há algum tipo de atendimento diferenciado, quais as formas de relacionamento e até se existem programas de fidelização e de descontos.

Depois de conferir o que os outros estão fazendo, observe o que pode ser útil para você. Melhore alguma ideia e identifique possíveis erros da concorrência para que você não cometa os mesmos equívocos.

3. Planeje seu marketing

Depois de avaliar quem é seu público-alvo, você deve começar a traçar um planejamento de marketing. Veja então qual é sua verba disponível e tente fazer uma lista do que é preciso para colocar suas ideias em prática. Ao manter tudo organizado, você evita desperdício de dinheiro e também frustrações, caso deixe alguma coisa fora do orçamento.

Você também pode fazer um fundo para o marketing. Para isso, estabeleça um valor em dinheiro ou um percentual do seu faturamento líquido (com descontos dos impostos) e garanta que haverá um dinheiro separado todo mês para essas ações. Ainda que não seja muito, essa verba o ajudará  nas despesas.

Também tenha consciência do quanto você pode investir e pense sempre no seu cliente. Anote as ideias e escolha as melhores iniciativas. Também veja quando vai colocar cada uma em prática. Caso você escolha alguma ideia mais cara, reflita se realmente vale a pena investir.

Se valer, espere acumular um pouco da sua verba e tire os planos do papel. De todo jeito, busque sempre fazer alguma ação de marketing. Você pode definir por uma mala direta para os clientes, uma promoção divulgada nas redes sociais ou um anúncio no Google.

4. Faça um cronograma

Outra dica para investir no marketing do seu auto center é não perder de vista seu planejamento. Por isso, faça um cronograma com várias ações e também inclua as atividades que não precisam de muito dinheiro. Crie um cronograma que pode ser mensal ou semanal e indique o que poderá ser feito para manter o seu plano de marketing em operação.

5. Monitore os resultados

O plano de marketing não termina depois que você colocou tudo para funcionar. Na verdade, ele pode ter fases diferentes e até alguma mudança, mas não pode parar. Para que seu plano seja realmente eficiente, o ideal é que você monitore os resultados. Caso eles não estejam adequados, será necessário rever sua estratégia. Entretanto, caso esteja funcionando, esse será mais um bom motivo para manter tudo monitorado e revisado.

6. Avalie seu número de vendas e serviços

Avaliar seu número de vendas e serviços é a maneira mais fácil de medir o resultado do marketing. Se você passou três meses promovendo ações para divulgar uma promoção voltada para um tipo de serviço e ainda não viu resultado positivo em relação ao volume de vendas, isso significa que suas ações precisam ser revistas.

Outra dica de marketing é conversar com seus clientes. Eles também poderão dizer o que sentem falta em seu auto center, como se sentiram estimulados a voltar e se dão mais valor a promoções que baixam os preços ou que tipo de serviço você oferece. Observe o que é importante para o seu público.

7. Tenha um site

A sétima dica de marketing para o seu auto center é que você deve ter um site completo e otimizado. Se você já tem um site, faça um teste para ver se ele realmente é funcional. Observe se o seu canal tem o que seu cliente precisa. Veja se você localiza rapidamente o tipo de serviço que oferece e se as páginas têm informações suficientes, se é fácil encontrar informações de contato como telefone e endereço.

Além disso, para que um site tenha uma boa posição nas buscas do Google, ele precisa estar de acordo com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), e isso inclui uma produção de conteúdo de qualidade. Essa produção não é algo simples de se fazer. O ideal é você procurar um especialista em SEO para te ajudar. É um investimento que vale muito a pena!

8. Cadastre seu auto center no Google Meu Negócio

Depois do seu site completo, você deve cadastrá-lo no Google Meu Negócio. Assim, quando alguém procurar pelo seu serviço, ele terá acesso a mais informações sobre o seu site e sobre seu auto center. Além disso, sua empresa aparecerá nas pesquisas dos usuários que estão próximo ao local que você se encontra, no Google Maps e no Google+.

9. Crie uma fanpage no Facebook

Você pode criar uma fanpage para seu auto center no Facebook. Para isso, ao iniciar o processo de criação da sua página na rede social, coloque a classificação como “negócio local”, isso vai mostrar aos usuários onde está localizado seu auto center, além de outras informações. Com isso, o público que está mais próximo à sua empresa verá seu negócio.

10. Use o e-mail marketing

Essa é a última dica de marketing para seu auto center. Você já reparou que as pessoas adoram se sentir especiais? Quando tem uma empresa que faz uma ação e valoriza seu cliente, essa experiência marca a vida das pessoas. Portanto, a dica aqui é você criar uma lista de e-mails e montar um banco de dados. Envie promoções exclusivas para esses contatos e divulgue seu auto center.

Viu as dicas de marketing que selecionamos? Agora que você conhece cada uma delas, que tal colocá-las em prática?

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